Direitos humanos e pluridade cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIREITOS HUMANOS E PLURALIDADE CULTURAL.
O conjunto institucionalizado de direitos e garantias do ser humano que tem por finalidade básica o respeito a sua dignidade, por meio de sua proteção contrao arbítrio do poder estatal e o estabelecimento de condições mínimas de vida e desenvolvimento da personalidade humana pode ser definido como direitos humanos fundamentais.
A nossa população é muitodiversificada, cujos valores e percepções variam de um segmento a outro, e o desafio da pluralidade cultural é respeitar os diferentes grupos e culturas que compõem o mosaico étnico brasileiro emundial, incentivando o convívio dos diversos grupos e fazer dessa característica um fator de enriquecimento cultural.Com ela propomos respeitar as diferenças, enriquecer-se com elas e, ao mesmo tempo,valorizar a própria identidade cultural e regional.Também lutar por um mundo em que o respeito ás diferenças seja a base de uma visão de mundo cada vez mais rica para todos nós.
Todas as culturashumanas criaram modos de viver coletivamente, de organizar sua vida política, de se relacionar com o meio ambiente, de trabalhar, distribuir e trocar as riquezas que produzem. Mais ainda, todos os povosdesenvolveram linguagens, manifestações artísticas e religiosas, mitologias, valores morais, vestuários e moradias. Assim, a pluralidade cultural indica, antes de tudo, um acúmulo de experiênciashumanas que é patrimônio de todos nós, pois pode enriquecer nossa vida ao nos ensinar diferentes maneiras de existir socialmente e de criar o futuro.
Dentro da pluralidade cultural abrimos espaço parafalar sobre o “preconceito” que tem como significado uma opinião ou um conceito formado por antecipação, geralmente com precipitação, sem uma análise mais profunda ou conhecimento de um determinadoassunto.As pessoas não levam em consideração suficientes argumentos contrários e favoráveis e também múltiplos aspectos sobre os fatos, por consequência, sem a suficiente e necessária reflexão.
O...
tracking img