Contabilidade bancaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Introdução 2
2. A Evolução Histórica do Sistema Bancário Moçambicano 3
3. A Actividade Bancária e Suas Funções 4
3.1 O Papel do Banco de Moçambique 4
4. Contabilidade Bancária 4
4.1 Conceito 4
4. 2 O Plano de Contas Para Instituições de Crédito e Sociedade Financeiras 5
4.2.1Sistematização do Plano de contas 5
4.3 Posicionamento das Contas no balanço 6
4.3.1 Análise de classes decontas 7
4.4 Normas e Princípios Contabilísticos 8
4.4.1 Normas 8
4.5 Os Produtos Bancários e a Sua Relevação Contabilística 9
4.5.1 Produtos Bancários de Captação de Fundos 10
4.5.1.1 Depósito bancário 10
4.5.1.2 Compensação de Valores 13
4.5.2 Produtos bancários de concessão de fundos 14
4.5.2.1 Crédito por desembolso 15
4.5.2.2 Crédito por abertura de crédito 15
4.6 Produtos BancáriosGerais 16
4.6.1 Serviços bancários domésticos 16
Cobrança de conta alheia 17
5. Conclusão 21
6. Bibliografia 22

1. Introdução

A contabilidade bancária integra uma área muito específica, regida por regras muito particulares, devido à importância do sector em que está inserido. Muitas vezes não nos apercebemos da importância do sector e muito menos da percepção do peso real que a actividadebancária tem na dinamização do sistema económico interno, no desenvolvimento das relações económicas internacionais, na prestação de serviços financeiros e na materialização dos objectivos macroeconómicos.

A banca moderna constitui o elemento central de uma actividade complexa, cujos vectores fundamentais resultam da função creditícia, da função monetária e da função de investimento e que secorporiza na recolha de depósitos, na transformação e distribuição do crédito, na criação de moeda e na prestação de serviços. Os bancos constituem, então, verdadeiras empresas industriais de crédito e não apenas simples comerciantes de dinheiro.

Nesta pesquisa abordaremos a Contabilidade bancária onde destacaremos a evolução histórica do sistema bancário em Moçambique, a actividade bancária esuas funções, o papel do Banco de Moçambique, conceito de contabilidade bancária, plano de contas, sistematização de contas, posicionamento das contas no balanço, a analise das contas, normas e princípios contabilísticos, produtos bancários e alguns exercícios práticos.







2. A Evolução Histórica do Sistema Bancário Moçambicano
A caracterização da evolução do sistema bancáriomoçambicano pode se dividir em três partes: período antes da independência, desde a independência até 1987, período após a introdução do programa de reabilitação económica (PRE). Este sistema contava com cerca de dez bancos comerciais de entre eles se destacam: o Instituto de Crédito de Moçambique, Montepio de Moçambique Banco, Nacional Ultramarino (BNU), Banco Pinto & Sotto Maior e o Banco Standard Tottade Moçambique (BSTM).

No período colonial, as actividades do banco central no país eram exercidas pelo BNU que, na prática, funcionava como uma dependência do Banco de Portugal (banco central português), portanto sem nenhuma autonomia, e funcionava sobretudo como um banco comercial. Depois da independência, as actividades do BNU foram herdadas pelo então Banco de Moçambique que, simultaneamente,passou a desenvolver as funções de banco central e de banco comercial.

Com a independência e através da lei 5/77 e 6/77 que preconizava a restruturação da banca foram nacionalizados todos os bancos com excepção do BSTM. A partir daquelas instituições financeiras herdadas do colonialismo, foram criados em 1977 apenas dois bancos estatais: O Banco de Moçambique (BM) e o Banco Popular deDesenvolvimento (BPD) e o sector financeiro passou a contar com três bancos comerciais uma vez que o B.M. para além das suas funções como banco central também desempenhava funções comerciais.

Em 1987, o governo introduziu o PRE que, dentre vários objectivos visava reverter a tendência cada vez mais degradante da economia e do desempenho das firmas. No entanto, o PRE implicou a liberalização da...
tracking img