Contabilidade agroindustrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3064 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE COMUNITARIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ
UNOCHAPECÓ
CURSO DE CIÊNCIAS CONTABEIS
Bacharelado
Campus Chapecó

CONTABILIDADE AGROINDUSTRIAL
CULTIVO DE HORTALIÇAS E PRODUÇÃO DE QUEIJO






Pamela Scussiato
Silvia Regina Zanco
Rafaela Regina Biasus



Chapecó 29 de maio de 2012

INTRODUÇÃO

A pesquisa aborda o cultivo de uma agroindústria de hortaliças ede atividade leiteira no município de Chapecó-SC, destacando suas principais atividades e seu resultado ao termino da sua produção.
De acordo com Wesz Junior e Trentin (2005):

A agroindústria familiar é constituída por um regime de propriedade com pequenos agricultores e um sistema funcional caracterizado pela verticalização da produção, ou seja, são os próprios proprietários dosempreendimentos que produzem e industrializam a matéria-prima. A posse e gestão de uma agroindústria podem ocorrer individualmente ou de forma organizacional grupal de famílias. Já a forma associativa aperfeiçoa o espaço e o número de pessoas envolvidas, assegurando e garantindo a reprodução de mais atores sociais dentro de um mesmo período e espaço.

A escolha da agricultura familiar estarelacionada com multifuncionalidade que além de produzir alimentos e matérias-primas, gera mais de 80% da ocupação no setor rural e favorece o emprego de práticas produtivas ecologicamente mais equilibradas, como a diversificação de cultivos, o menos uso de insumos industriais.
É desse tipo de propriedade que sai cerca de 95% das hortaliças e 82,2% da produção leiteira consumidas no país, e que traz amesa do consumidor produtos agrícolas de qualidade e provém o sustento de grande parte das famílias de produtores rurais.
Assim, a agricultura familiar esta associada a dimensão espacial do desenvolvimento, por permitir uma distribuição populacional mais equilibrada no território, em relação a agricultura patronal, normalmente associada à monocultura.

JUSTIFICATIVA DO ESTUDO

Procuramoso cultivo das hortaliças e a produção leiteira, pelo seu sistema de produção intensivo com uso de tecnologias aplicadas, para o desenvolvimento e o preparo do solo e animais. Através da irrigação o cultivo de hortaliças tem uma maior produtividade ao longo do ano, a mesma é utilizada de forma manual, pois o sistema automático da água permite que o solo não fique ressecado durante o calor excessivodo verão, os adubos são utilizados para ter uma produção significativa por área plantada, frequentemente são utilizados fertilizantes químico para uso direto no solo. Normalmente algumas pragas estragam a plantação, como fungos, larvas e ervas daninha que são combatidos com uso de agrotóxicos.
Dentro da produtividade leiteira a preocupação é com as doenças que podem surgir com gado e tambémcom a alimentação e manejo dos mesmos os que se torna um problema em épocas de grande calor devido a pouca pastagem da propriedade, porém isso é remediado com as sobras de hortaliças que não vão para consumidor final e cuidados veterinários.

TEMA/DELIMITAÇÃO DO ESTUDO

O tema central dessa pesquisa é a Contabilidade de Agronegócios, delimitado a um relatório econômico-financeiro que visaà estruturação contábil no processo leiteiro na produção de queijo e na cultura de hortaliças, com ênfase na elaboração dos custos em uma empresa de pequeno porte do ramo.

OBJETIVOS

Identificar os custos e a estruturação contábil no processo de cultivo de hortaliças e produção leiteira.

* Analisar a estrutura organizacional da entidade;
* Elaborar levantamentosreferentes ao patrimônio;
* Verificar o processo de produção da agroindústria;
* Elaborar Balanço Patrimonial de abertura;
* Mensurar receitas, custos e despesas;
* Elaborar Demonstrativo de Resultado e Balanço Patrimonial;



METODOLOGIA

O desenvolvimento do trabalho segue algumas etapas fundamentais.
Como primeira etapa tem-se a visita à propriedade, ou seja,...
tracking img