Contabiliadade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Patrimonio 4
2.2 Bens 4
2.3 Direitos 5
2.4 Obrigações 5
2.5 Patrimônio líquido 6
2.6 capital social 6
2.7 reserva de capital 7
3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 8
3.1 patrimônio Líquido 8
3.2 Capital social 8
4 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10


1 INTRODUÇÃO
O texto explora os componentes patrimoniais, fundamentais para o bomandamento da contabilidade, todos eles levam a um único principio, O Principio de manter um bom resultado nas analises contábeis, visando ampliar o conhecimento, fazendo com que gestores exponham suas técnicas, escolhas e contribuições para a construção de novos paradigmas e sua evolução, diante das novas exigências.
Para Começarmos a entender o que são componentes patrimoniais, primeiro devemosanalisar o que vem a ser a contabilidade, o patrimônio, passando pela analise dos Bens, Diretos e Obrigações levando a formação do patrimônio líquido. Procurando técnicas para que venham contribuir no desenvolvimento contábil atual.




2 DESENVOLVIMENTO
Segundo estudos a contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa,pelo seu conjunto de princípios, normas e procedimentos próprios é uma ciência com objetivo de conhecer a situação patrimonial das pessoas e as suas mutações.

Ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades mediante o registro, a demonstração expositiva e a interpretação dos fatos nele ocorridos, com o fim de oferecer informações sobre sua composição e variações, bem como sobre oresultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial. (Hilário Franco)

É a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro. É relativa aos fatos da administração econômica. (1º Congresso Brasileiro de Contabilidade - 1924)

A contabilidade que tem como objetivo conhecer a situação do patrimônio e o controle dos fatos decorrentes da gestão do patrimôniodas entidades econômicas e administrativas. E sua principal finalidade é permitir a obtenção de informações econômicas e financeiras acerca da entidade, através do planejamento e do controle. Ou seja, a contabilidade não é nada mais que um conjunto de bens, direitos e obrigações que estão ligados a empresas, organizações, poder publico e demais entidades com fins lucrativos ou não.

2.1PATRIMONIO
É o objeto da contabilidade e seus aspectos são: dinâmico que é a composição e os valores dos seus diversos elementos, e estático que é a mutação patrimonial no tempo.
2.2 BENS
São itens de propriedade da entidade que possuem valores, podemos classificá-los como:
Materiais ou Tangíveis que são os bens que tem um corpo físico, direitos sobre recursos naturais que tem forma física como tais:obras civis, máquinas e utensílios, móveis, equipamentos industriais, veículos, benfeitorias em propriedades arrendadas, instalações, etc;
Imateriais ou Intangíveis não possuem característica física, mas são mensuráveis e são de difícil avaliação. Por exemplo ponto comercial, marcas de empresas que estão patenteadas, direitos autorais, etc. Bens moveis são os que podem ser transferidos de umlado para outro e bens imoveis são os que inseridos a outros bens ou ao solo que não podem ser transferidos de local.
2.3 DIREITOS
É o poder jurídico de exigirmos alguma coisa ou valor de alguém, são títulos que representam compromissos que um terceiro assumiu perante a empresa seja ela física ou jurídica. Sendo assim é todo valor monetário que a empresa tem a receber de terceiros.
Créditos defuncionamento são valores a receber, provenientes de atividades operacionais de uma empresa, podendo ser um aluguel a receber, impostos recuperáveis, duplicatas a receber, títulos a receber, os alugueis à receber, adiantamento a funcionários para viagens com fins profissionais apresentando notas que comprovem os gastos, ou até mesmo uma antecipação salarial que venha ser descontado em folha na...
tracking img