Contabil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1010 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1) O técnico em contabilidade Calheiro dos Anjos é titular do Escritório de Contabilidade “Conta Certa Ltda”, estando cursando o 8º semestre do curso superior de Ciências Contábeis. Na tentativa de angariar clientes no mercado, fez um anúncio com a seguinte inscrição:

ESCRITÓRIO CONTÁBIL CONTA-CERTA LTDA
Responsável Técnico - Contador Calheiro dos Anjos CRCRS nº 00989
“Entregue suacontabilidade a um contador de confiança. Se os outros fazem errado, nós fazemos sua contabilidade pela “Conta-Certa”.
Não perca tempo com Contadores incompetentes, somos o melhor Escritório de Contabilidade da Cidade”.

De acordo com o código de ética no capítulo II, dos deveres e das proibições, no artigo 3º. Inciso I, Onde se relata que é vedado anunciar em qualquer tipo de modalidade algum conteúdoque possa diminuir algum colega de profissão, mesmo que de alguma organização contábil ou de classe, em detrimento aos demais, sendo que é permitido que se possa indicar títulos, especializações, serviços oferecidos como sendo diferenciais, mas nunca diminuir o colega.

2) O Contador Perfeitino Corrêa, recém formado em Ciências Contábeis, constituiu uma empresa de prestação de serviçoscontábeis, juntamente com outros dois colegas de faculdade. Para conseguirem formar uma carteira de clientes, decidiram enviar uma mala-direta para todos os empresários da região, oferecendo os serviços contábeis com desconto de 50% sobre os valores estabelecidos pela Tabela Mínima de Honorários Profissionais, do Sindicato Local.

De acordo com o capitulo III do código de ética, onde se retrata o valordos serviços prestados dos profissionais, no artigo 8º salienta claramente que é vedado ao profissional de contabilidade oferecer ou mesmo vir a disputar de serviços profissionais mediante aviltamento de honorários ou em concorrência desleal.

3) Uma empresa de revenda de veículos usados realizava transações com veículos roubados, necessitando contratar um Contador para firmar suas demonstraçõescontábeis e “esquentar” alguns documentos necessários à continuidade dos negócios. A proposta foi aceita pelo contador Genuíno dos Santos mediante a condição de receber honorários 100% acima do estipulado na tabela mínima do sindicato local.

Segundo o código de ética, no artigo 3º, Inciso III, nos aponta que é vedado auferir sob qualquer provento em função do exercício profissional que nãodecorra exclusivamente de sua prática licita, ou seja, como esse procedimento é considerado ilícito foge do código de ética do contador, não podendo o Contador responsável aceitar essa prática, mesmo obtendo ganhos acima do mercado.

4) O Contador Juvenal Flores era titular de um Escritório de Contabilidade, quando foi chamado a assumir um cargo na função pública, com dedicação exclusiva. Nãopodendo mais assumir a responsabilidade técnica do Escritório, transferiu-o à sua esposa, Sra. Juventina Flores, auxiliar de escritório, que passou a executar todo o serviço de contabilidade, sendo os documentos e demais peças contábeis, assinados pelo Sr. Arruinado da Silva, Técnico em Contabilidade, registrado no CRCRS, que comparece uma vez por semana ao Escritório, não exercendo qualquer supervisãosobre os serviços executados.

De acordo com o código de ética o artigo 3º, Inciso IV, esse ato é vedado, pois o profissional não pode assinar nenhum tipo de documento ou peça contábil elaborado por outro profissional alheio a sua orientação, supervisão e fiscalização.


5) O Contador Prefácio Neves, funcionário da empresa “Born & Lerner Auditores Associados”, foi designado para a realizaçãode uma Auditoria Independente na Indústria de componentes eletrônicos ELETROTEL S/A, de propriedade de seu irmão Epílogo Neves. Considerando-se capaz para o desempenho da função que lhe foi atribuída, bem como com isenção de ânimo suficiente para não se deixar influenciar pelo grau de parentesco existente aceitou a designação.

De acordo com o capitulo II do código de ética, dos deveres e das...
tracking img