Contabil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3793 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE É CONTABILIDADE?

A Contabilidade é a ciência social que tem por objetivo medir, para poder informar os aspectos quantitativos e qualitativos do patrimônio de quaisquer entidades.

A contabilidade é o processo cujas metas são registrar, resumir, classificar e comunicar as informações financeiras. Seu propósito básico é prover aos “tomadores de decisões” (diretores, gerentes eadministradores da empresa e a todos os interessados) informações úteis para a tomada de decisões.



EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CONTABILIDADE...

A contabilidade é uma das ciências mais antigas do mundo. Existem diversos registros que as civilizações antigas já possuíam um esboço de técnicas contábeis. Pesquisas arqueológicas recentes feitas na Síria, Israel e no Iraque (antiga Mesopotâmia)localizaram fichas de barro que possivelmente foram usadas para controle de estoque e que remontam a aproximadamente 8.000 AC. Daí se conclui que, já naqueles tempos, o homem se preocupava em ter o controle dos estoques dos seus bens.

Podemos dividir a história da contabilidade por períodos. São eles:

Período Antigo:

Período que vai dos primórdios da história até o ano de 1202 da eracristã com o surgimento da obra Liber Abaci (Livro do Ábaco), por Leonardo Pisano. Nesse período o homem não conhecia números e nem escrita, o homem exercia atividade de pastoreio, e seu patrimônio era o rebanho. Percebe-se então a necessidade de controlar o seu rebanho usando materiais como pedras, ossos de animais, folhas de árvores ou desenhos.






Período Medieval:

Períodoque vai de 1202 da era cristã a 1494. Com o surgimento da obra Liber Abachi, começa a busca por novas técnicas matemáticas, pesos, medidas, câmbio, etc..., tornando o homem mais evoluído em conhecimentos comerciais.

Foi um período importante na história da contabilidade, denominado a “Era Técnica”, devido ás grandes invenções, como moinho de vento, aperfeiçoamento da bússola, etc.A indústria artesanal ploriferou com o surgimento de novas técnicas no sistema de mineração e metalurgia. O aperfeiçoamento e o crescimento da Contabilidade foram a conseqüência natural das necessidades geradas pelo advento do capitalismo, nos séculos XII e XIII. O processo de produção na sociedade capitalista gerou a acumulação de capital, alterando-se as relações de trabalho. O trabalho escravocedeu lugar ao trabalho assalariado, tornando os registros mais complexos. No século X, apareceram as primeiras corporações na Itália, transformando e fortalecendo a sociedade burguesa.
No final do século XIII apareceu pela primeira vez a conta "Capital”, representando o valor dos recursos injetados nas companhias pela família proprietária.
Período Moderno
Período que se inicia emmeados do século XV e vai até o final do século XVI. O surgimento das obras do Frei Luca Pacioli marca o início do período moderno da contabilidade
O período moderno também é conhecido como a fase da pré ciência, pois o século XV foi um período marcado por grandes acontecimentos, como a tomada Constantinopla pelos turcos, o que fez com que grandes sábios bizantinos emigrassem,principalmente para Itália; Descobrimento da América em 1492 e também do Brasil em 1500. Podemos citar também a reforma religiosa que fez com que os protestantes, perseguidos na Europa, emigrassem para as Américas, onde se radicaram e iniciaram nova vida.
Diante desses e mais uma série de acontecimentos o mundo vê na contabilidade uma necessidade de estabelecer o controle das inúmeras riquezas quetal momento propiciava.
FREI LUCA PACIOLI
Luca Bartolomeo de Pacioli, como era seu nome de batismo, nasceu em 1445 na Toscana faleceu em 1517. Foi um monge franciscano e conceituado matemático italiano. É considerado o pai da contabilidade moderna.
Educado pelo matemático Dominico Bragadino, tornou-se professor de matemática de uma escola local. Aos vinte anos Pacioli conseguiu...
tracking img