Contabil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (943 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ORIGEM DA CONTABILIDADE

A Contabilidade tem sua origem tão antiga, quanto pensamos. Alguns historiadores afirmam que os primeiro sinais de contabilidade surgiram aproximadamente 2.000 a.C. Antesmesmo dos homens primitivos inventarem os números, os instrumentos de caça, as armas e a pesca, pois ao contarem seus rebanhos, suas ânforas de bebidas, já praticavam uma forma de contabilidaderudimentar. Entretanto outros historiadores afirmam que muito antes que a Europa emergisse de tendas e peles, economia sofisticadas já existiam no Oriente Médio e no Extremo-Oriente, a dinastia Shang, naChina, remonta a 1.600 a.C, passo que um cultura sofisticada na Índia datam de 2.300 a.C. As grandes pirâmides do Egito, a primeira das quais foram construídas 4 mil anos atrás, confirmam a antiguidadedessa civilização.
Na invenção da escrita, a representação dos números normalmente tem sido uma precedência histórica. Logo, é possível localizar os primeiros exemplos completos de contabilidade,seguramente, no quarto milênio a.C entre a civilização sumério-babilônica.
Mas é possível que algumas formas rudimentares de contagem de bens tenham sido realizadas bem antes disto, talvez por volta dosexto milênio a.C.
É claro que a contabilidade teve evolução relativamente lenta até o aparecimento da moeda. Na época da troca pura e simples de mercadorias, os negociantes anotavam as obrigações,os direitos e os bens perante terceiros, porém, obviamente, trata-se de um mero elenco de inventário físico, sem avaliação monetária.
Entretanto, a preocupação com as propriedades e a riqueza é umaconstante no homem da antiguidade (como hoje também o é), e o homem teve de aperfeiçoar seu instrumento de avaliação da situação patrimonial à medida que as atividades foram se desenvolvendo em dimensãoe em complexidade.
A contabilidade reflete um dos aspectos dos anseios mais enraizados no homem hedonístico, isto é, "põe ordem nos lugares em que reinava o caos, toma o pulso do empreendimento e...
tracking img