Contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1453 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Muitos se perguntam o porquê de estudar contabilidade e muitas das vezes não chega a resposta, mas ela é muito importante para intender a linguagem dos negócios com termos e técnicas contábeis tanto na área econômica e administrativa ,para fazer a media se o patrimônio do individuo ou da entidade(empresa) aumentou ou diminuiu, ajuda na tomada de decisões na compra ou venda de algo para ver se vaitomar prejuízo ou vai haver a obtenção de lucro e entre varias coisas que orienta no mundo dos negócios.
Há citações no campo da contabilidade sobre renda, negócios e hierarquia organizacional dês da era Cristã, então concluísse que a contabilidade ela é muito importante e já vem sendo utilizada em um passado muito distante.
Leonardo Fibonaci , autor Líber abaci (1202) foi o primeiro ausar a aritmética arábica na contabilidade. O método de Veneza ou das Partidas Dobradas foi criado em 1494 por Luca Paccioli .O método das partidas dobradas se resume em :
-em cada lançamento deve ter a data de operação, soma da operação e o histórico.
-a soma dos saldos devedores é igual à soma dos saldos credores;
-o ativo é igual ao passivo;
- a soma dos bens mais direitos é igual à soma dasobrigações mais Patrimônio Liquido;
- as contas do ativo aumentam com débitos e do passivo com créditos;
- as contas do ativo são reduzidas com créditos e do passivo com débitos;
- toda despesa é debitada e toda receita é creditada;
- todo custo é debitado e todo lucro é creditado.
Temos várias escolas a italiana, alemã, francesa, brasileira, norte – americana e a inglese que se destacou nacontabilidade. Mas pode se destacar as:
- Escola italiana:
. Método das Partidas Dobradas por Lucas Paccioli
. Inicio da contabilidade científica com Francisco Villa
- Escola Norte – Americana:
.Com a marcha para o Oeste no século XIX houve a necessidade de capitais para o financiamento das indústrias, com isso fundamentaram no Método das Partidas Dobradas para a obtençãode empréstimos e financiamentos de banqueiros europeus, para terem credibilidade perante os credores e investidores.
.Muitas técnicas e métodos criados para atender as necessidades de informação das atividades econômicas das empresas agrícolas, pecuaristas e industriais.
. A busca da qualificação da informação contábil como forma de subsidiar a tomada de decisão dos gestores.
. Apadronização dos procedimentos utilizados pela contabilidade financeira como forma de aumentar a confiança nas demonstrações contábeis, tendo em vista a quebra da bolsa de Nova Iorque em 1929.
. O estabelecimento dos Princípios de Contabilidade Geralmente Aceitos (US-GAAP) para garantir que as informações enviadas pela contabilidade aos usuários fossem confiáveis.
. O estabelecimento dedois objetivos gerais da contabilidade
1 – Fornecer informações sobre os recursos econômicos e as obrigações da entidade.
2 – Fornecer informações sobre as mudanças nos recursos da entidade, pretendendo fomentar a qualificação das informações aos diversos usuários.
- Escola Brasileira
.Adotou o direito romano com isso a mentalidade do processolegislativo dos gestores de entidades públicas e privadas.
. Código Comercial.
. Criação de varias leis relacionadas a contabilidade
.Criação de varias escolas e faculdades de contabilidade.
Com inúmeras leis criadas devido a evolução da legislação brasileira que sempre exige a contabilidade societária presente nelas, podemos destacar os Princípios Fundamentas de Contabilidade pois ha muitasinformações no campo financeiro e de orientação a entidade referentes a acionistas, financiadores, credores e participantes do mercado de capitais .
Temos sete princípios fundamentas da contabilidade que são eles: entidade, continuidade, oportunidade, registro pelo valor original, competência e prudência.
- Princípio da entidade: entende-se que o patrimônios é um objeto da sociedade, como...
tracking img