Argentina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3172 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ARGENTINA, BUENOS AIRES – PUERTO MADERO

PUERTO MADERO- O PORTO VELHO
Puerto Madero é um bairro da cidade de Buenos Aires, capital da Argentina. Hoje, com seus 12.900 moradores fixos, é um dos bairros mais modernos da cidade, sendo um centro financeiro e gastronômico desta capital. Ao longo da história Puerto Madero foi um exemplo claro de como um bom planejamento urbano e de muito esforço etrabalho, que resultou na criação de uma das áreas mais importantes de Buenos Aires. Assim, esta área de Buenos Aires conseguiu tornar-se um dos principais pontos de encontro, mais uma das zonas turísticas mais bem sucedidas da cidade, integrando o turismo centro financeiras e a simplicidade com elegância e exclusividade.

PUERTO MADERO
(FONTE: DICASDOMUNDO.COM.BR)

No início de suahistória, Puerto Madero surgiu como uma necessidade de construir um porto para servir como uma ligação entre a cidade e os navios que chegaram da Europa durante os últimos anos do século XIX, auge da agro-modelo de exportação da Argentina. Isso proporcionou o pontapé para o engenheiro Eduardo Madero promover seu projeto pessoal, que propôs a construção de quatro barragens fechadas, ligadas porpontes e duas docas, norte e sul. Assim, esse trabalho passou a girar em torno da história: Puerto Madero era apenas uma área selvagem e desolada em um lugar cheio de vida próspera. O projeto foi aprovado em 1884 pelo Presidente Julio Argentino Roca, e a construção começou em 1900 até 1905, quando 16 docas construídas de tijolos, revelando o estilo da arquitetura Sharp Inglês utilitária. Estas docassão feitas de 3 e 4 pisos mais uma cave, que foram usados como silos de grãos e outros itens.
No entanto uma década depois inviável o uso do porto, devido o aparecimento de grandes navios de carga. Com isso foi proposto à criação de outro porto, os planos resultaram no "Puerto Nuevo" (Porto Novo), que opera até os dias atuais. Esse, concluído em 1926, deixou Puerto Madero supérfluo fazendo suasadjacências ser uma das áreas mais degradadas da cidade.
Fotografia da construção de Puerto Madero no final do século XIX. (Fonte: História Marítima da a Argentina)
EVOLUÇÃO DE PUERTO MADERO
Puerto Madero começou seu desenvolvimento de revitalização no ano de 1989, e teve seu nascimento com a criação da Corporación Puerto Madero S.A, uma entidade criadapelo governo nacional e os acionistas da Cidade de Buenos Aires, com o objetivo declarado de desenvolver e levar a cabo um plano de urbanismo para a área. A grande vantagem da criação dessa Sociedade foi a de permitir vencer as dificuldades jurídicas institucionais, geradas no passado, pela superposição de responsabilidade. O patrimônio público é então explorado para obter recursos operativos, jáque a corporação não tem orçamento instituído nem por parte do Estado argentino nem do governo da cidade. Cabe destacar que a transformação do Puerto Madero partiu da iniciativa pública, mas contou com o aporte quase exclusivo do investimento privado.
O projeto teve como ponto de partida o Concurso Nacional de Idéias (1991), convocado juntamente com a Sociedade Central de Arquitetos, do qualparticiparam 96 estudos de arquitetura, entre os quais foram escolhidas três propostas, que formaram as bases para a concepção de um único projeto.

Concurso Nacional de Idéias e Plano Diretor
Uma vez formada a Corporação, como empresa a cargo da urbanização, deveria ser empreendido o design de um plano diretor que servisse como marco para o desenvolvimento da área, que definisse uma estrutura deuso de espaços, volumes, circulação e recriação.
Considerando que a Sociedade Central de Arquitetos constituía uma instituição de prestígio e era apropriada para intervir no projeto, em junho de 1991 a Corporação Antigo Puerto Madero S.A. assinou um convênio com esta Sociedade e com a Prefeitura da Cidade de Buenos Aires, convocando um Concurso Nacional de Idéias para Puerto Madero.
As bases...
tracking img