Anatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1542 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Produção de Chips
Entre os fabricantes de hardware, um assunto que vem sendo alvo de análises detalhadas é o uso de clorofluorcarbonos (CFCs) na produção dos chips usados nos computadores.
Os CFCs são usados nos refrigerantes e nos aerossóis, mas descobriu-se que eles destroem a camada de ozônio, um gás atmosférico que ajuda a proteger a Terra dos raios ultravioleta emitidos pelo sol.
Amaioria das nações do mundo concordou que o uso dos CFCs deve ser eliminado (o que já ocorre no Brasil) e muitas indústrias estão lutando para encontrar alternativas antes que sejam forçadas a parar de usá-los.
Os fabricantes de chips usam o CFC para limpá-los durante a produção. O processo de produção é extremamente delicado porque os componentes que estão sendo criados são microscópicos.Curiosidade: Um chip de computador do tamanho da sua unha pode ter mais de 1 milhão  de transistores gravados nele.
Para garantir que nenhum erro seja cometido durante o processo de gravação, o chip precisa estar perfeitamente limpo. Todo o processo de produção, na verdade, ocorre em uma sala limpa e livre de poeira.
Felizmente, estão sendo encontradas alternativas aos CFCs (incluindo produtos químicos dealta tecnologia como água e sabão) para lavar os chips durante a produção.
Felizmente.

Silício (Si) O silício é o segundo elemento mais abundante da face da terra, o silício transmite mais de 95% dos comprimentos de onda das radiações infravermelhas. É utilizado para a produção de ligas metálicas, por ser um material semicondutor muito abundante, tem um interesse muito especial na indústriaeletrônica e microeletrônica, como material básico para a produção de chips de computadores, transistores, diodos de silício, interruptores especiais, células solares e em diversas variedades de circuitos eletrônicos.

Se há alguma verdade nos comerciais da empresa, ela restringe-se à roupa e à limpeza da salas de produção. A ironia é que tanto a roupa quanto a higiene do ambiente servem paraproteger o produto e não a pessoa que o produz. 
As salas, chamadas de "clean rooms" parecem seguras porque são espécies de "bolhas", onde as condições climáticas (pressão, temperatura, umidade relativa etc.) e a circulação de partículas (poeira, resíduos orgânicos etc.) são estritamente controladas. Se não for assim, não há condições de fabricar os chips. Mas é nesse ambiente, à princípio seguro,que são manipuladas substâncias químicas altamente perigosas como gálio, cobre, bário e cerca de outros 35 componentes.

A sala limpa e a produção dos chips

A produção de chips é sempre feita nas chamadas “clean rooms”, lugares tão limpos e livres de pó que ganham até mesmo das salas de operações em hospitais. As vestimentas dos funcionários servem para que resíduos de pele, cabelos e o arexalado pela boca não contaminem os chips.
Na parte superior da sala, nos dutos colados no teto para produtos químicos e abaixo do assoalho para os dejetos, corre um verdadeiro rio químico. Mais de 60 substâncias tóxicas incluindo gases, solventes e ácidos são usados na produção. Elas gravam circuitos microscópicos nas placas de silício em sucessivas etapas. O contato humano com esses produtos vemsendo reduzido a cada ano, mas ainda não é zero.
O processo de fabricação de um chip começa, de acordo com fontes da indústria, com a elaboração de uma espécie de sanduíche de cobre-plastificado, que é laminado e coberto de orifícios onde serão montados alguns componentes e onde serão formados os caminhos para eletricidade. Esse “sanduiche” é mergulhado em um taque com produtos químicos, depoislavado com solventes e ácidos. É coberto de cobre e novamente lavado com solventes e ácidos. Padrões de circuitos são desenhados usando fotolitografia e depois, nova sessão de limpeza química. Os últimos circuitos são impressos e acontece uma lavagem com água. A placa é colocada numa banheira com solda de estanho e chumbo fundido. O excesso de solda é removido com óleo quente ou ar. Tudo é limpo...
tracking img