Argentina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1890 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Famecos
Jacques Alkalai Wainberg










Argentina









Eduardo Cavalli


Introdução

Argentina, oficialmente República Argentina, é o segundo maior país da América do Sul, constituída como uma federação de 23 províncias. É o oitavo maior país do mundo em área territorial e o maior entre as nações de línguaespanhola, embora México, Colômbia e Espanha sejam mais populosos. A área continental da Argentina está entre a Cordilheira dos Andes a oeste e o Oceano Atlântico, a leste. Faz fronteira com Paraguai e Bolívia ao norte, Brasil e Uruguai a nordeste e com o Chile a oeste e sul.

[pic]


De acordo com estudos arqueológicos, a região da atual do país recebeu os primeiros habitantes há 13 mil anos,aproximadamente. Antes da chegada dos espanhóis à região, no começo do século XVI, o norte da Argentina fazia parte do Império Inca e a região dos pampas era habitada por nações indígenas e em 1534 foi fundada a sua capital chamada Buenos Aires.



Dados gerais

Recursos naturais: Planícies férteis dos pampas, chumbo, zinco, estanho, cobre, minério de ferro, manganês, petróleo, urânio.Catástrofes naturais: Vulcões, tempestades.

Geografia: Existem quatro grandes regiões: as planícies férteis central dos Pampas, fonte da riqueza agrícola da Argentina; a planície rica em petróleo do sul da Patagônia, incluindo Tierra Del Fuego; as campinas subtropicais do norte do Gran Chaco e a Cordilheira dos Andes ao longo da fronteira ocidental com o Chile.

Coordenadas geográficas:34º 00' S, 64º 00' W.

Nacionalidade: Argentinos.

Fuso horário: Verão (DST) / (UTC-3) / (UTC-2) .

Capital: Buenos Aires.

Maiores Cidades: Córdoba, Rosário, La Plata, Mar del Plata, San Miguel de Tucuman.

Língua oficial: Espanhol.

Moeda corrente: Peso argentino.

Acordos assinados: Mercado Comum do Sul(Mercado Comun Del Sur – Mercosur), tratado de assunção, declaración deiguazu, ata para a integração brasil-argentina, ata da amizade brasileiro argentina, democracia, paz e desenvolvimento, tratado de integração ,cooperação e desenvolvimento, encontro presidencial em Uruguaiana, comunicado conjunto sobre o processo de integração, tratado para o estabelecimento de um estatuto das empresas binacionais brasileiro / argentina, acordo de complementação econômica 14 firmadono âmbito da aladi entre Brasil e argentina, acordo de complementação econômica 18 - firmado no âmbito da aladi entre Brasil , argentina, Paraguai e Uruguai, protocolo de Brasília para solução de controvérsias, acordo Mercosul - EUA (4+1) sobre comércio e investimentos, acordo de cooperação inter-institucional entre as comunidades européias e o Mercosul.

População: Estimativa de 2010: 40 091359 habitantes, densidade 14 hab./km².

Taxa total de fertilidade: 2,31 infantes nascidos/mulher (2011).

Grau de alfabetização: 97,6 %, no total, para homens e mulheres.

Dia da independência: 9 de Julho de 1816.
Forma de governo: República presidencialista.

Chefe de estado: Cristina Kirchner.

Poder legislativo: O Congresso da Nação é bicameral. Para o Senado são eleitos trêslegisladores por cada província e três pela cidade de Buenos Aires, escolhidos de forma direta e conjunta pelo prazo de seis anos, renovável por terços a cada dois anos, correspondendo duas vagas ao partido político com a maioria de votos e a restante ao partido que ficar em segundo lugar na votação. A Câmara de Deputados elege 257 membros de forma direta pelo prazo de quatro anos, renovando-se ametade a cada dois anos, podendo ser reeleitos.

Principais partidos políticos: Justicialista (PJ, também conhecido como Peronista), União Cívica Radical (UCR), Frente do País Solidário (Frepaso).

Área: 2 780 400[3] km²

Densidade populacional: 14 hab./km² 

Comércio exterior: Através da imagem da Argentina no mundo, o país busca potenciar o turismo receptivo por seu impacto na...
tracking img