Violencia contra a mulher

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (449 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Violência contra a mulher e a lei Maria da Penha

Resumo
Primeiramente foi dado o conceito de Gênero, é a expressão utilizada para marcar que as diferenças entre homem e mulheres não são apenas deordem física e biológica e é através cultura que essa diferença sexual anatômica e que não pode ser pensada isoladamente.
Esse conceito surgiu no final da década de 1970, com o movimento feminista.Betty Fiedan foi uma das primeiras lideranças internacionais do movimento.
Violência de se conceitua no ato que resulta ou possa resultar em dano ou sofrimento físico e sexual ou psicológico á mulherinclusive ameaças de tais atos, coerção ou privação arbitrária de liberdade em público em público ou da vida privada, assim como castigos, maus tratos, pornografias, agressão social e incesto.
Emdiferentes visões ao conceito de violência de gênero
Segundo Teles e Melo a violência de gênero deve ser entendido como uma relação de poder, de dominação do homem e da submissão da mulher. Édemonstrado que os papéis impostos ás mulheres e aos homens, consolidados ao longo da história e são reforçados pelo matriarcado e sua ideologia, induzem relações violências entre os sexos e indica que apratica esse tipo de violência não é fruto da natureza, mas sim do processo de socialização das pessoas, os costumes, a educação,e os meios de comunicação tratam de criar e preservar estereótipos quereforçam a idéia de que o sexo masculino tem o poder de controlar os desejos, as opiniões e a liberdade de ir e vir das mulheres. E que há um mecanismo de sujeição das mulheres aos homes na ordemsocial, deriva de uma organização social de gênero, que privilegia o masculino.
Existem várias formas de violência
Física que são as agressões tais como socos, ponta pés, beliscões, etc.
Sexual sãoagarrar a força, estupros etc
Verbal ocorre através de chingamentos e provocações.
No Brasil, a cada minuto quatro mulheres são espancadas, em cada sem brasileiras, mais de 20 são agredidas dentro de...
tracking img