Consumo em cabo verde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2583 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Secundária Polivalente Cesaltina Ramos

Disciplina: Introdução ao Estudo da Economia


Consumo em Cabo Verde

Trabalho individual
Professor: Vitorino
Autoria: Osnelly

Sumário

Introdução
A economia do consumo em Cabo Verde
Cabo Verde importa 80% dos produtos consumidos.
Análises da situação económica de Cabo Verde, com fornecimento de dados estatísticos.
* O comércioexterno em Cabo Verde.
* Os produtos que mais se destacam na exportação.
Importações por Zonas Económicas, principais fornecedores e bens.
Os dez produtos mais consumidos do exterior por Cabo Verde.
Importações por Grandes Categorias de Bens
O consumo de energia em cabo verde
O consumo de bebidas alcoólicas em CV
Conclusão
Referências bibliográficas

Introdução

Ao longo dos anos,os seres humanos foram descobrindo novos alimentos, e devido a isso e às condições climáticas, a nossa espécie foi-se espalhando pelo planeta em busca de alimento.
A existência de zonas muito ricas em determinados alimentos e outros produtos, levou ao desenvolvimento da eficiência na produção de bens e serviços na satisfação das necessidades desejadas.

No entanto nos dias de hoje, sãoproduzidas e comercializadas grandes quantidades de alimentos, que no entanto são mal distribuídas pelo planeta, havendo grandes contrastes (em termos de alimentação) em diferentes sociedades.
No caso concreto de Cabo Verde, tendo em conta que é um país parco em recursos naturais e por isso importa a maioria dos bens de que necessita, as estatísticas revestem-se de uma importância incontornável naavaliação da evolução conjuntural e estrutural da economia do país.

Por isso o trabalho que se segue sob o intitulado tema “Consumo em Cabo Verde”, tem o intuito de elevar a compreensão da importância do consumo em Cabo Verde, da apresentação dos dados estatísticos, da importação e exportação dos produtos para o país, da situação económica do país, do consumo de bebida alcoólica, do petróleo, daenergia, e entre outros, de uma forma resumida.

Nota:
A divulgação dos dados estatísticos utilizados no trabalho, respeitantes às trocas comerciais entre Cabo Verde e o Resto do Mundo provém das publicações, pelo Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde (os dados dos da INE, provém da Direcção Geral das Alfândegas).


A economia do consumo em Cabo Verde
Cabo verde é um estadoarquipelágico com uma economia subdesenvolvida e que sofre com uma carência de alternativa de recursos com o crescimento populacional.
Os principais meios económicos são a agricultura, a riqueza marinha do arquipélago, a prestação de serviços que corresponde a 80% do PIB, e mais recentemente o turismo que tem ganho crescente relevância.
 Os produtos da agricultura de sequeiro, com base na associaçãotradicional do milho e dos feijoeiros anuais, destinam-se basicamente ao mercado interno cabo-verdiano (embora não satisfaçam a procura, sendo indispensável uma importação maciça de alimentos).
 Também tem-se introduzido novas culturas de produtos e plantas como legumes, frutas e hortaliças para a distribuição interna do mercado. Mas só os produtos internos não são suficientes na satisfação dasnecessidades da população cabo-verdiana, e isso faz com que estes importam grande quantidade dos produtos, de forma a satisfazerem os seus desejos.

Cabo Verde importa 80% dos produtos consumidos

Um estudo promovido pelo Governo de Cabo Verde e apresentado pelo consultor cabo-verdiano (Floresvindo Barbosa), intitulado “Análise do Impacto do Aumento dos Preços Internacionais dos Alimentos”,revela que a importação de produtos alimentares em Cabo Verde está acima dos 80% das necessidades da população do arquipélago, com isso o consultor destaca a situação vulnerável do país e recomenda um melhor aproveitamento dos recursos localmente disponíveis, para se equacionar o problema alimentar de forma mais realista e prática.

Com base em dados sobre a produção e importação de alguns...
tracking img