Gestalt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (746 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA DA GESTALT

A psicologia da Gestalt foi fundada por pensadores alemães como Max Wertheimer, Wolfgang Kohler e Kurt Koffka e foca em como as pessoas interpretam o mundo. A perspectiva daGestalt se formou em parte como resposta ao estruturalismo de Wilhelm Wundt que se concentrou em quebrar os eventos e experiências mentais aos menores elementos. Max Wertheimer observou que sequênciasrápidas de eventos e percepções tais como linhas de luzes piscando criam a ilusão de movimento, mesmo quando não há nenhum. Isso é conhecido como o fenômeno phi. As imagens em movimento são baseadas nesteprincípio, ou seja, numa série de imagens aparecendo rápida e sucessivamente para dar forma a uma experiência visual contínua.
Na psicologia da Gestalt, o todo é diferente da soma de suas partes.Com base nesta crença, psicólogos da Gestalt desenvolveram um conjunto de princípios para explicar a organização perceptiva, ou a forma como a mente agrupa pequenos objetos para formar outros maiores.Estes princípios são muitas vezes referidos como as "leis da organização perceptiva"
Uma premissa subjacente estabeleça que a organização perceptual ocorre instantaneamente, sempre que percebemosdiversos padrões ou formatos. As minúsculas partes do campo perceptual unem-se para formar estruturas distintas das originais. A organização perceptual é espontânea e inevitável, sempre que vemos ououvimos. Normalmente, não precisamos aprender a formar padrões, como afirmavam os associacionistas, embora algumas percepções de nível superior, como nomear os objetos, dependam da aprendizagem.
Deacordo com a teoria da Gestalt, o cérebro é um sistema dinâmico em que todos os elementos ativos interagem em determinado momento. A área visual do cérebro não responde separadamente aos elementosindividuais do estímulo visual, conectando-os mediante algum processo mecânico de associação. Ao contrário, os elementos similares, ou bem próximos, tendem a se combinar, e os elementos diferentes ou...
tracking img