Consumismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INDICE

1. Introdução
3
2. Objetivos Gerais
8
2.1 Objetivos Específicos
8
3. Metodologia9
3.1 Tipo de Pesquisa
9
3.2 População
9
3.3 Coleta de Dados
9
3.4 Analise de Dados10
4. Conclusão

5. Referências
16

19
Anexos
20
Anexo A21
Anexo B

23

1. INTRODUÇÃO

Ao consumir suprimos necessidades para a sobrevivência, quando este ato vai além dessa finalidade e ainda possui outros motivadores surge o consumismo, que segundo Bauman (2007), começa como necessidadee deve terminar como compulsão ou vício.
Com um olhar mais atento, podem-se encontrar questionamentos que indicaram direções tais como: o que fazer diante a este processo ou como se portar? O que os jovens devem procurar que os dará base para seu desenvolvimento (profissional, emocional, familiar)? Meios que poderão ensiná-los a criar metas, definir objetivos de vida, auxiliando nessa fase querequer muita reflexão para tomada de decisões.
Como discute Conte (2005), estamos em uma era onde o sujeito vive um engano, acreditando que está livre para decidir, contudo se tornou escravo dos seus desejos, onde a razão apresenta-se confusa, já que existem tantas “verdades”. Deparamos-nos com uma juventude que vem sendo incentivada principalmente por parte da mídia quando sugere umasatisfação aqui e agora, sem que haja uma avaliação, por parte desses jovens, das conseqüências e necessidades em longo prazo.
O presente estudo tem como objetivo central compreender o consumismo entre os jovens da cidade de Vitória – ES, quais são os produtos mais visados e quem são os maiores influenciadores, e ainda descrever qual a leitura que os mesmos têm sobre o consumismo.
O jovem guiado poresse fenômeno, que é o consumismo, possivelmente esteja buscando ter algo sem visar à utilidade, mas sim no sentido de proporcionar, a ele mesmo, vantagens diante ao grupo social em que está inserido. É importante considerar que consumismo diz respeito ao verbo ter, e não está restrito somente ao âmbito material, por si só incluem-se também outras categorias como emoções e saberes. Podemos querer umcelular, mas o fim não está na posse do aparelho, mas na satisfação ou identificação com os que estão no grupo que pertença.
O tema em questão vai além de algo aparente, porque se há sensações envolvidas como a alegria, desejo de reconhecimento e satisfação, podemos dizer que provoca alterações consideráveis, no caráter do sujeito, como fragilizá-lo ou cristalizá-lo, o transformando assim em umser robotizado, sem capacidade para pensar ao decidir, simplesmente irá reproduzir o que já está descrito no meio.
A descrição das necessidades, prazeres, ideologias, fundamentos, valores de um povo são construídos socialmente. Podemos analisar o consumismo da mesma forma, visto que as necessidades são criadas. Hoje, em nossa cultura, o que é a base para uma vida “saudável”, ultrapassa o que...
tracking img