Consumismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Comunicação Social – Relações Públicas
6º Período
Disciplina: Teorias Sociais Contemporâneas

TRABALHO TEMÁTICO

1. Grupo:

Helena Moreira
Jordana Menezes
Luciana Pimenta
Nina Trevisan

2. Título:

Consumismo: o controle sobre a sociedade contemporânea

3. Tema:

A atuação exploratória da indústria cultural sobre a massa e oincentivo exagerado do consumismo: o controle subliminar (ele adorou isso!) sobre a sociedade pós-moderna.

4. Justificativa para a escolha do tema:

A escolha do tema se deu através da necessidade de compreender a lógica de controle do capitalismo sobre a civilização pós-moderna, partindo da idéia de que a relação entre repressão ideológica e a gratificação é uma forma de controlecomportamental, considerando o consumo como sua principal ferramenta.

5. Uma previsão sobre o formato/produto desejado

Relacionar a repressão do consumismo no contexto capitalista pós-moderno, com o segmento de gratificação provocado na sociedade; e analisar se os pressupostos de dominação social permanecem atemporais, ou seja, como se dá a dominação, e a perenidade desta, atualmente sob a forma deconsumo.

A configuração histórica da sociedade de consumo

A sociedade de consumo tem seu surgimento diretamente ligado ao desenvolvimento industrial e o excesso de oferta de produtos e serviços. A rápida difusão da sociedade de consumo se deu a partir do fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Nesse período, os Estados Unidos atingiram um alto patamar econômico, o que impulsionou asindústrias a investirem na produção de bens de consumo, resultando em um excedente de produto. Essa situação viabilizou, assim, a propagação de um novo padrão de comportamento da sociedade, vendo no consumo e no American way of life um modelo e estilo atraentes de vida.

Assim que os recursos foram ficando progressivamente disponíveis, a partir do citado aumento da oferta, o consumo atingiu o topodas prioridades da vida social, até se tornar foco da nossa sociedade. Nesse sentido, cabe estudar as motivações que levam as pessoas a consumir, diante de mercadorias dispostas no mercado. Pode-se citar perspectivas diversas que explicam esse processo, sendo que algumas enfatizam a vontade do indivíduo, enquanto outras destacam imperativos sociais; a escolha de consumo pode ser resultante de umadecisão ponderada e racional mas, de acordo com outras visões, impera antes o poder do subconsciente, tanto a nível individual como a nível coletivo. Assim, se na visão de uns, o consumo é um instrumento de liberdade, no entender de outros é uma forma de dominação.

A tentativa de explicar o consumo pode implicar o estudo da satisfação de necessidades ou desejos, da comunicação dedistinções sociais, do reforço de padrões de superioridade e inferioridade entre indivíduos e grupos, do simbolismo de sucesso ou poder, assim como da expressão de estados de espírito ou de formas de comunicação interpessoal (Zukin e Maguire, 2004; Campbell, 1995; Featherstone, 1991).

Esta situação levou ao desenvolvimento de estratégias de marketing agressivas e sedutoras que pudessem persuadir oindivíduo a adquirir produtos não pela necessidade imediata, mas por questões sociais de imposição e aceitação. Uma estratégia para melhorar as condições de mercado que acabou se tornando forma de poder sobre a sociedade.

A ideia de repressão da sociedade pelo consumo pode ser associada às teorias freudianas e de Marcuse, no sentido de que o consumo se torna a gratificação da sociedade,através de uma dessublimação repressiva. De acordo com Freud, o ser humano sofre uma repressão da natureza e cultural sobre seus desejos e princípio do prazer, para poder viver em sociedade, no princípio de realidade, dentro dos padrões e pudores impostos. O consumo seria nesse sentido uma gratificação para essa repressão, uma forma do ser humano usufruir do prazer.

O produto é uma...
tracking img