Consumismo na espanha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONSUMISMO NA ESPANHA

Consumismo é o ato de comprar produtos e/ou serviços sem necessidade e consciência. É compulsivo, descontrolado e que se deixa influenciar pelo marketing dasempresas que comercializam tais produtos e serviços.
É também uma característica do capitalismo e da sociedade moderna rotulada como “a sociedade de consumo”.
Há váriasdiscussões a respeito do tema, entre elas o tipo de influência que as empresas, por meio da propaganda e da publicidade, bem como a cultura industrial, por meio da TV e do cinema, exercem naspessoas. Muitos alegam que elas induzem ao consumo desnecessário, sendo este um fruto do capitalismo e um fenômeno da sociedade de agora.
Muitas famílias endividam-se hoje semnecessidade imperiosa, e apenas para satisfazer o desejo de possuir bens a que antes não tinham acesso e que pensam que lhes dão uma melhor posição social.
Antes, estes casos eram raros, mashoje, especialmente nas gerações mais jovens, a ânsia de comprar tornou-se uma autêntica doença, como a droga, a que não resistem, e que as leva a adquirir sem se pôr o problema desaber como vão pagar, fazendo simplesmente aumentar o volume de débito.
O consumismo tem origens emocionais, sociais, financeiras e psicológicas onde juntas levam as pessoas a gastaremo que podem e o que não podem com a necessidade de suprir à indiferença social, a falta de recursos financeiros, a baixa auto-estima, a perturbação emocional e outros. Por tudo isso oconsumismo existente em um local não é igual ao praticado em outro local, ou seja, a forma de consumismo pode variar em cada país devido a diferença do meio social no qual estáinserido.
Na Espanha, cerca de metade dos jovens consome em excesso, sem se preocupar em poupar, recorrendo ao crédito para depois passarem a vida num estado permanente endividamento.
tracking img