Consultoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Aluno:Fabiana
CONSULTORIA ORGANIZACIONAL
Resumo do cap.1 ao 5

1- CONCEITO DE CONSULTORIA ORGANIZACIONAL

Consultoria organizacional é o serviço prestado por uma empresa ou um especialista, detentor de conhecimentos e capacidades suficientes para orientar outra organização, seja privada ou pública, com o propósito de aprimorar processos, desenvolver estratégias, encaminhar soluções aquestões de ordens diversas. Trata-se de promover mudanças nas organizações clientes, na procura de um posicionamento melhor e de conseqüentes resultados superiores.
É importante tecer mais alguns comentários, nesse intróito sobre consultoria organizacional:
1. A consultoria é um serviço independente, ou seja, caracteriza-se pela imparcialidade do consultor tanto no que diz respeito à organização,quanto aos seus próprios componentes edirigentes. Não obstante, a preocupação com o máximo de eficácia nos resultados deve ser permanente.
2. Um outro olhar pode estabelecer a consultoria como um serviço de “aconselhamento”,através de um conjunto de informações a serem transmitidas pelo consultor e que visem ao desenvolvimento da organização.
3. A consultoria é um serviço prestado por pessoasindependentes e qualificadas, para a investigação e identificação de problemas, podendo ainda haver auxílio na implementação dessas recomendações. Observamos que esse auxílio na implementação é uma situação diferenciada e que exige entendimentos antecipados entre as partes envolvidas (consultor e empresa). Normalmente um contrato à parte é elaborado estabelecendo condições e responsabilidadesespecíficas para essa nova situação. No capítulo 6 teremos uma análise com mais desvelo sobre isso.
4. A consultoria deve ter uma atuação que siga os princípios da técnica de Desenvolvimento organizacional (DO), correspondendo a um processo de mudança planejada, que inicia na alteração de processos, e segue em busca de mudança nas crenças, atitudes e valores da empresa.
5. Com relação à amplitude, pode-severificar que o serviço de consultoria não se restringe a uma situação isolada. Ela pode oferecer análises amplas que investigam desde a estrutura da organização, até questões estratégicas, de governança, comportamentais, mercadológicas e de sistemas de informações gerenciais.

2 - O PERFIL DO CONSULTOR

A palavra de ordem nas organizações contemporâneas é competência. Ser competente significaser suficiente, capaz, estar apto a realizar algo. Uma organização que adota um modelo de gestão por competências está promovendo um sistema em que prioritariamente as aptidões de seus colaboradores serão avaliadas e confrontadas com as características necessárias e estabelecidas para função ou cargo a ser ocupado por esse indivíduo.
Nessa mesma direção, as próprias empresas passam a ser vistascomo empresas de excelência, quando se mostram competentes em suas ações e especialmente em seus resultados, dessa forma, podemos afirmar que o objetivo de um consultor ou de uma empresa de consultoria em relação à sua empresa-cliente é o de transformá-la em uma empresa de excelência.
Assim, é natural entender que o consultor deve exibir e expressar competência, traduzindo de maneira ampla operfil do consultor. Para fazer bem feito é necessário conhecer muito bem aquilo que se pretende realizar. Em outras palavras, significa dizer que o consultor precisa ter inteligência empresarial, com visão de futuro, nos seus diversos tempos, de curto a longo prazo, ser especialista sem deixar de ser generalista e, mais importante, aprender continuamente, para ampliar, transmitir e compartilharconhecimento.
Um exemplo é o que preceitua Pierry3, listando três tipos de competências, mesmo que não sendo explicitamente recomendadas para o exercício da consultoria, mas para todo e qualquer tipo de atividade profissional, como podemos verificar a seguir:
_ Competências técnicas: podem advir da forma acadêmica (cursos de formação e aperfeiçoamento) e da forma não acadêmica (mídia, internet...
tracking img