Construtivismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6981 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia

MARCIO JOSE LIMA DA SILVA – RA: A9796E-3
NATANAEL ALVES – RA: B035CH-8
RENAN SOUSA DE JESUS – RA: B035FA-2
IRAMAYA ARAUJO DE OLIVEIRA – RA: A8390A-0

TRABALHO DESENVOLVIDO PARA A DISCIPLINA DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVOLVIMENTO E TEORIAS DE APRENDIZAGEM
PROF.º MOHAMED – CURSO DE PSICOLOGIA (3º SEMESTRE):CONSTRUTIVISMO

CAMPO SANTOS RANGEL
2012

MARCIO JOSE LIMA DA SILVA – RA: A9796E-3
NATANAEL ALVES – RA: B035CH-8
RENAN SOUSA DE JESUS – RA: B035FA-2
IRAMAYA ARAUJO DE OLIVEIRA – RA: A8390A-0

TRABALHO DESENVOLVIDO PARA A DISCIPLINA DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVOLVIMENTO E TEORIAS DE APRENDIZAGEM
PROF.º MOHAMED – CURSO DE PSICOLOGIA (3º SEMESTRE):
CONSTRUTIVISMO

Trabalho teóricoapresentado como parte das exigências para avaliação da disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e teorias da Aprendizagem no curso de graduação em Psicologia.

Profº Drº Mohamad Abdul Rahim 

CAMPOS SANTOS RANGEL
2012

RESUMO

O construtivismo sofreu um aumento exponencial de sua utilização, o que dificulta o estabelecimento de definições básicas, pode-se perceber que verdadeiramenteexistem diferentes construtivismos. A atitude construtivista na filosofia poderia ser em certa medida remetida até Sócrates. Entretanto se quisermos encontrar as raízes do construtivismo contemporâneo, devemos procurá-la em Kant. A raiz do construtivismo esta no sentido da relação entre sujeito e objeto, sendo assim, para o construtivismo, o sujeito constrói suas representações, não recebepassivamente impressões causadas pelos objetos.
Toda essa trajetória do construtivismo na filosofia teve seus reflexos na Psicologia, o termo construtivismo foi introduzido por Jean Piaget, que formulou um modelo de desenvolvimento cognitivo, que apresentava o sujeito como artífice principal, através da sua ação no mundo, de suas próprias estruturas cognitivas.
Os conceitos de assimilação eacomodação explicam o processo de construção do conhecimento por parte do sujeito. Piaget acredita que o mundo vai moldando nossos esquemas quando os desmente, exigindo uma nova acomodação, se uma criança tem uma experiência que não se coanuda com seus esquemas, ela tenta assimilar essa experiência em seus esquemas existentes, se ela ver que suas explicações e predições são repetidamente desmentidas,prevalece a tendência no sentido de o esquema se modificar acomodando-se a esta nova informação.
O trabalho do epistemólogo Jean Piaget é sem dúvida uma das principais contribuições ao entendimento como o ser humano se desenvolve, a epistemologia genética proposta é baseada na inteligência e na construção do conhecimento e visa responder à questão não só de como os indivíduos sozinhos ou emconjunto constroem conhecimentos, mas também por quais processos e por quê etapas eles conseguem fazer isto.A epistemologia genética objetiva explicar a continuidade entre processos biológicos e cognitivos, sem tentar reduzir os últimos aos primeiros.
Além da epistemologia genética, Piaget produziu a Psicologia Genética, na qual estuda o desenvolvimento cognitivo, o julgamento moral e a linguagem,assim podendo perceber as relações entre as estruturas cognitivas e o desenvolvimento social.
Piaget considera que o desenvolvimento das funções de conhecimento, representação e das funções afetivas é marcado por períodos bem delineados, os quais chamou de estádios, que envolvem os estádios sensóriomotor, estádio objetivo-simbólico, estádio operacional concreto e estádios das operações abstratas.Independentemente dos estágios em que os seres humanos se encontram a aquisição de conhecimentos Segundo Piaget acontece por meio da relação sujeito/objeto. Esta relação é dialética e se dá por processos de assimilação, acomodação e equilibração, num desenvolvimento sintético mútuo e progressivo.

Palavras chaves: Epistemologia Genética. Jean Piaget. Construtivismo.

SUMÁRIO

1...
tracking img