Itil v3

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3Gerenciamento de Disponibilidade dos Serviços de T.I em Ambientes Críticos
Introdução

Os sistemas tecnológicos vêm ganhando mais importância nas organizações e sofrendo avanços notáveis em um curto espaço de tempo, se tornando mais complexos e cada vez mais indispensáveis para saúde dos negócios, trazendo altos investimentos que na maioria dos casos não é o foco do negócio.
Com a mudança doobjetivo de T.I e a necessidade das organizações terem maiores controles de suas informações e processos organizacionais, o ambiente de T.I se tornou crítico à sobrevivência do negócio, trazendo preocupações com temas muito pouco discutidos pelos gestores, tais como: segurança, qualidade do serviço, governança corporativa e a disponibilidade dos serviços de T.I.
Para este trabalho, escolhemos oITIL e o COBIT, por serem os frameworks de governança de TI que mais abrangente o gerenciamento da disponibilidade dos serviços de T.I Acredito que essa junção seja uma boa forma de aplicar a governança de TI a fim promover e garantir a disponibilidade dos serviços de T.I em ambientes críticos

Conceitos Básicos

Governança de T.I

A governança corporativa de T.I busca a excelência doalinhamento de T.I com o negócio através de ferramentas para tomada de decisão. Segundo Weill & Ross (2004), governança corporativa de T.I consiste em uma ferramenta para especificação dos direitos de decisão e responsabilidades, visando encorajar comportamentos desejáveis no uso da T.I.
Podemos resumidamente citar 03 questões básicas tratadas pela Governança de T.I:
* Como a diretoria seassegura de que o executivos e a estrutura de T.I irão agregar valor ao negócio?
* Como a diretoria irá se assegura de que os investimentos de capital serão aplicados de maneira correta?
* Como a diretoria controla os executivos e a estrutura de T.I.
Embora a Governança de T.I possua diversas definições, ela tem o mesmo foco que é o alinhamento de T.I com o negócio, sendo parte integrante daGovernança Corporativa. A figura 01 abaixo mostra a relação entre a GC e a GCTI, segundo Weill & Ross (2004).

Figura 01 - Governança de T.I e Governança Corporativa
Para suportar os focos da GC, a GCTI é desenvolvida com base em cinco domínios todos alinhados com as diretrizes dos stakeholders, os quais destes 02 são resultantes e 03 são direcionadores, de acordo com a “Board Briefing onIT Governance”. A seguir, será apresentado o resumo do objetivo de cada um destes domínios.
* Alinhamento Estratégico – manter o alinhamento entre aos soluções e serviços de T.I e o negócio da organização.
* Valor de T.I – aperfeiçoar os custos de investimentos em T.I e o retornos dos mesmos.
* Gerenciamento de Risco – assegurar a proteção dos ativos de T.I, recuperação das informaçõesem caso de desastre, bem como manter a continuidade da operação dos serviços de T.I.
* Gerenciamento de Recursos – aperfeiçoar o conhecimento e infraestrutura de T.I.
* Medidas de Desempenho – acompanhar a entrega dos projetos de T.I e monitorar os serviços de T.I.

Figura 02 – Domínios da GCTI
Fonte: Board Briefing on IT Governance, 2006.
Além dos domínios a GCTI trabalha comdiversas metodologias, também conhecidas como frameworks, que dão suporte, dentre elas podemos citar: COBIT, ITIL, PMI, CMM e BSC. Neste trabalho iremos abordar apenas os frameworks relacionados com a disponibilidade dos serviços de T.I que são a COBIT e ITIL Um dos principais requisitos da governança é o alinhamento estratégico, que indica o apoio da TI às estratégias adotadas pela empresa, visandoalcançar os objetivos estratégicos traçados. A figura abaixo mostra como as melhores práticas se relacionam na GC e GCTI..

Figura 03 – Relacionamento entre as melhores práticas da GC e GCTI.
Fonte: www.primeup.com
Framework ITIL
O ITIL foi desenvolvido na década de 80 pela Central Computer and Telecommunications Agency (CCTA), atualmente conhecida como Office for Government Commerce (OGC),...
tracking img