Construtivismo russo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (652 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O PAPEL SOCIAL DA ARQUITETURA NO CONSTRUTIVISMO RUSSO

O Construtivismo Russo teve sua origem na Rússia no ano de 1919 e foi uma vanguarda estética-politica, que misturava o idealismo socialista àpintura e a arquitetura traduzindo a aclamação pelo novo governo em quadros e nas edificações estatais. O construtivismo negava uma arte pura, a nova arte devia ser inspirada nas conquistas do povooperário abrangendo as novidades que as maquinas e a industrialização traziam. A principal influencia do movimento foi o futurismo italiano.

Na arquitetura procurava usar formas geométricas puras ecores primárias.Os arquitetos construtivistas se valiam da idéia de um novo mundo para projetar e refletir no seu projeto os ideais desse mundo novo, sempre servindo ao povo e ao estado. Procuravamprojetar coisas úteis, o seu  ideal era que a arte e a arquitetura fossem unificadas com a sociedade criando uma nova arquitetura chamada de “arquitetura prática”, que não seria nem superior nem inferiasas outras, mas que todas teriam a mesma validade, mas uma característica adotada do socialismo, a igualdade entre as coisas e  o seres. A arquitetura devia servir a massa e ao estado enquanto cumpreseu papel, devia ser um modelo social.
A arquitetura foi uma das formas mais importantes de comunicação do estado, era uma forma de arte que estava nas ruas ao alcance do povo. Embora muitos projetosnem tenham saído do papel apenas a sua contemplação davam alegria ao povo. Era usada como veiculo de transformação da terra, para regular as estruturas da convivência humana. Foram tomadas medidascomo a nacionalização da terra, a expropriação dos grandes edifícios os tornando públicos, o estado usa a arquitetura para mostrar a massa operaria que estava tomando medidas. Nesse espírito, foramcriados clubes para trabalhadores e centros de lazer destinados a funcionar como “condensadores sociais”, isto é, espaços que procuravam eliminar as hierarquias sociais, por um novo grupo denominado...
tracking img