Constituicao de empresa contabil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
 
 
Este texto introduz uma discussão sobre Diagnóstico Organizacional, buscando reafirmar a competência técnica do Administrador e tentando justificar ou argumentar em favor do estudo tal assunto em nível de um Curso de Graduação Universitária em Administração, autonomamente. A importância para o administrador de tal matéria e alguns fundamentos do conceito em si, dos princípios edas práticas vigentes, foram abordados com o intuito de tornar o conteúdo interessante para um disciplina no currículo.
Foi elaborado a partir de revisão da literatura tanto sobre modelos de intervenção quanto sobre diagnóstico organizacional mais especificamente, além da vivência de um dos autores em processos de consultoria organizacional e em ensino da matéria ao longo de alguns anos. Osdois autores, de posse de uma série de informações sobre o assunto, proveniente de investigações de campo e de documentos, procederam uma sistematização conceitual, de forma a apresentá-lo, didaticamente.
De forma parcial, a partir das análises efetuadas sobre a matéria – fundamentos do diagnóstico organizacional, modos em que eles são desenvolvidos e orientações para construção de um esquema –foi possível concluir ser imprescindível à formação do Administrador o estudo de tal assunto, pois que, é indispensável para o entendimento da realidade organizacional. Em vista disto, é apresentada uma proposta de um curso sobre a matéria, para formandos em Administração.
 
 
Área temática: Matérias Básicas, Profissionalizantes e Concentrações em Habilitações

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL:Elementar, meu caro Administrador!

Resumo
Este texto introduz uma discussão sobre Diagnóstico Organizacional, buscando reafirmar a competência técnica do Administrador e tentando justificar ou argumentar em favor do estudo tal assunto em nível de um Curso de Graduação Universitária em Administração, autonomamente. A importância para o administrador de tal matéria e alguns fundamentos doconceito em si, dos princípios e das práticas vigentes, foram abordados com o intuito de tornar o conteúdo interessante para um disciplina no currículo.
Foi elaborado a partir de revisão da literatura tanto sobre modelos de intervenção quanto sobre diagnóstico organizacional mais especificamente, além da vivência de um dos autores em processos de consultoria organizacional e em ensino da matéria aolongo de alguns anos. Os dois autores, de posse de uma série de informações sobre o assunto, proveniente de investigações de campo e de documentos, procederam uma sistematização conceitual, de forma a apresentá-lo, didaticamente.
De forma parcial, a partir das análises efetuadas sobre a matéria – fundamentos do diagnóstico organizacional, modos em que eles são desenvolvidos e orientações paraconstrução de um esquema – foi possível concluir ser imprescindível à formação do Administrador o estudo de tal assunto, pois que, é indispensável para o entendimento da realidade organizacional. Em vista disto, é apresentada uma proposta de um curso sobre a matéria, para formandos em Administração.
 
 
Considerações Iniciais
Em verdade, a partir da Reformulação do Curso de Administração,no Brasil, normalizada pelo Conselho Federal de Educação, estudiosos sobre o assunto passaram a preocupar-se mais incisivamente com o processo de formação do Administrador, preocupação esta, traduzida nas diversas tentativas de mudanças curriculares, que vem sendo procedida pela Escolas de Administração – exemplos disto podem ser observados em textos contidos nos Anais dos ENANGRAD – EncontroNacional dos Cursos de Graduação em Administração/Encontros da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração. Abriram-se novas perspectivas no trato do assunto; está claro que os preceitos anteriores não eram mais válidos – os quais estavam associados a formação de um Técnico de Administração. Entretanto, não se tem muito claro quais novos preceitos deverão dominar. Cada instituição...
tracking img