Consorcio modular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1120 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


A globalização tem forçado as empresas a desenvolver produtos com maior qualidade em um menor tempo. As empresas por sua vez, buscam utilizar tecnologias de ponta na manufatura de seus produtos, que envolve desde a concepção do produto até sua efetiva produção. Mediante esse cenário nasce o Consórcio Modular. A indústria automobilística sempre foi considerada como inovadora dospadrões de produção em todo o mundo, responsável pelas principais mudanças na forma de organizar a produção e o trabalho. Podemos citar como exemplo o Consórcio Modular implantado na fábrica da Volkswagen em Resende-RJ.
Neste conceito inovador a posição de fornecedor é substituída pela do parceiro, e o faturamento imediato substituído pelo lucro pós venda. Forma-se equipes flexíveis, otimizandoos recursos disponíveis, para maximizar resultados, num modelo de alta competitividade.















Objetivo

O objetivo Consórcio Modular é reduzir custos e tempos de produção, aumentando a competitividade dos produtos, e dividir os investimentos, os custos e os riscos entre os consorciados e a empresa líder. As obrigações e responsabilidades são bem definidas entre asempresas participantes, sendo que a qualidade final é de responsabilidade do líder do Consórcio.
A Organização Modular tem como princípio de funcionamento a transferência da Tecnologia de montagem da empresa detentora do projeto para as empresas fornecedoras.





















Como é uma operação de um Consórcio Modular

Vamos usar como exemplo o case da implantação doConsórcio modular na fábrica da Volkswagen em Resende, a primeira empresa no mundo a usar este novo conceito, para explicar como é o funcionamento e a operação de um Consórcio Modular:

A Fábrica

A fábrica de Caminhões e Ônibus da Volkswagen em Resende, no Estado do Rio de Janeiro, foi inaugurada no dia 1 de novembro de 1996, com um sistema revolucionário na indústria mundial: o ConsórcioModular, que integra os fornecedores à linha de montagem.
Construída para ser o Centro Mundial de Produção de Caminhões e Ônibus da Volkswagen, a fábrica representou um investimento de U$ 300 milhões e tem capacidade de produzir um veículo a cada 10 minutos - ou 30 mil por ano. No sistema Consórcio Modular, oito fornecedores ficam responsáveis pela montagem completa de conjuntos, como eixos,suspensão e molas, rodas e pneus, caixa de câmbio e motores, e cabines.
Com essa parceria, a Volkswagen se concentra nas atividades de Logística, Engenharia do Produto, Garantia do Processo e da Qualidade. O sistema permite redução de custos de produção e de investimentos, diminui estoques e tempo de produção dos veículos, aumentando a eficiência e a produtividade, além de tornar mais flexível àmontagem dos produtos e garantir maior qualidade ao produto final.
O próprio projeto de construção civil é inovador: o piso da fábrica está preparado para suportar até cinco toneladas de peso por metro quadrado; o acabamento da superfície foi feito com laser; a fábrica é totalmente climatizada - a primeira no Brasil - mantendo a temperatura interna entre 6 e 9 graus inferior à externa; as portas sãocontroladas a laser, para evitar a saída do ar resfriado; os chassis são conduzidos por via aérea para a linha de montagem.

Layout
Após várias simulações foi decidido adotar um layout que aperfeiçoa o fluxo logístico de materiais.
Não há prédios ou áreas de armazenagens de estoques. Tudo que entra na fábrica é material em processo.
A planta foi divida em 7 módulos, cada um sob aresponsabilidade de um ou mais parceiros, Os módulos que compõem o consórcio modular são:
• Iochipe/Maxion - responsável pela montagem do chassi, sistema de freios (reservatório de ar e válvulas), chicote elétrico, linhas de combustível, linha de transmissão e caixa de direção;
• Rockwell/Braseixos - responsável pela montagem dos eixos, molas, amortecedores e barras estabilizadoras, formando os kits de...
tracking img