Consequencias do homossexualismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2693 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Consequências biológicas, psicológicas, familiares e sócio-culturais do homossexualismo

Íris Ferreira dos Santos
Julliana de Almeida Machado
Natanael Reis Bomfim

Resumo

Este artigo visa demonstrar as conseqüências biológicas, psicológicas, familiares e sócio-culturais do homossexualismo. Necessário se faz perceber que a convivência com as diferenças são pressupostos para a democracia,a discriminação contra homossexuais significa uma forma de violência e um retrocesso em nossa cultura, que precisam ser combatidos por todos os que se engajam na construção de uma sociedade justa e humana. As representações sociais que as pessoas têm da homossexualidade permitem entender a existência de diversas formas de preconceito. Além de apresentar os destaques científicos dahomossexualidade, também será demonstrada a vida dos homossexuais e o preconceito que sofrem diariamente por serem excluídos da sociedade.

Palavras-chave: preconceito, exclusão, sociedade.
Introdução

A sociedade busca constantemente atualizar-se tanto no campo tecnológico quanto no científico, mas no que diz respeito a conceitos e pré-conceitos, há avanços e retrocessos principalmente quando o assunto ésexualidade e, mais especificamente, a homossexualidade.

De acordo com Azevedo (2003) a homossexualidade esteve presente na Sociedade desde os tempos mitológicos. As grandes orgias de Athenas já apontavam para a liberação do sexo entre iguais como uma prática natural.

Aos poucos os dogmas sociais e religiosos passaram a estigmatizar estas praticas e colocar seus praticantes ou defensores naclandestinidade. Heilborn (2004) salienta que não era de bom tom para as civilizações feudais nem para os nobres da época, bem como para a igreja, aceitar o relacionamento entre iguais. Iniciava-se aí uma verdadeira “caça as bruxas” que certamente se estende até os dias de hoje.
A sociedade contemporânea já aceita, de certo modo, algumas manifestações de preferência sexuais. Porém, ainda existemuita discriminação por parte da parcela do corpo social contra aqueles que optam por se relacionarem com pessoas do mesmo sexo.

O homossexualismo sempre gerou muito preconceito, muitos são os que aceitam normalmente o homossexualismo feminino ou masculino quando ele acontece na casa do vizinho, mas se a situação é dentro de casa, aí o preconceito, na maioria dos casos, aflora.

Dessa forma, adiscriminação começa dentro da sua própria família. Raros são os casos de homossexuais que têm o apoio da família quando revelam a sua opção sexual. O que normalmente ocorre é a decepção dos pais pela opção do filho ou da filha. A discriminação dos parentes, amigos e da sociedade em geral. Muitos são obrigados a sair de casa para enfrentar a vida e lutar pelo seu espaço numa sociedadediscriminatória.

Na escola, os meninos afeminados são excluídos do grupo dos meninos. O mesmo acontecendo com as meninas masculinizadas, pois os seus colegas não querem ser vistos em sua companhia, pois temem ser ridicularizados pelos demais companheiros de escola.
No trabalho, muitos são obrigados a esconder a sua verdadeira opção sexual para não perder o emprego. A mesma coisa na carreira militar, ondeos homossexuais não são admitidos. Caso sejam descobertos são expulsos da corporação (PEREIRA JUNIOR, 2002).

Normalmente os homossexuais só deixam de ser discriminados quando conseguem mostrar a sua competência profissional. Talvez por causa das adversidades que a vida lhes impõe e da necessidade de superar toda espécie de humilhação. Com isso este artigo tem como objetivo verificar asconseqüências biológicas, psicológicas, familiares e sócio-culturais do homossexualismo.


Papel, identidade e orientação sexual

O sexo de uma pessoa é determinado antes do seu nascimento por uma definição biológica. O papel sexual é determinado por leis sociais que indicam como cada sexo deve se portar. São leis culturais, não biológicas.

O indivíduo desenvolve dois esquemas de identidade...
tracking img