Conjuntura fabrica de chocalates

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1209 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Caracterização do Setor

Em 1972, 226 anos depois da chegada do cacau ao Brasil, a situação do mercado brasileiro de chocolate não era das mais promissoras nem para os produtores de cacau nem para a indústria do chocolate.

A questão que assombrava a todos era: por que o brasileiro consome pouco chocolate? Seria pela qualidade do produto? Não. A indústria brasileira jápossuía tecnologia capaz de produzir chocolate à altura dos melhores do mundo, com uma grande variedade de produtos e sabores. A culpa, então, seria do clima tropical? Nada disso. A Colômbia, localizada na zona tórrida do hemisfério, consumia 10 vezes mais que o Brasil. Seria o poder aquisitivo do brasileiro? Também não, e mais uma vez tínhamos a Colômbia como exemplo. Lá o poder aquisitivo não eramaior que o nosso e os números provam o sucesso do produto naquele país.

Depois de sucessivas pesquisas dos fabricantes, finalmente chegou-se ao xis da questão. Até 1972 o chocolate era visto pelo consumidor brasileiro apenas como guloseima, coisa para crianças e mulheres da classe A, assim mesmo em ocasiões especiais. Contra o chocolate pesavam os rumores de que engordava, eraquente, provocava espinhas, atacava os dentes, causava alergias e mais uma enormidade de razões fantásticas que o afastavam do consumidor. E mais: a pesquisa também revelou que as donas de casa se consideravam culpadas de má administração do orçamento doméstico se incorporassem às compras habituais um item "supérfluo" e dispensável, afinal o chocolate era visto apenas como guloseima.Detectado o problema, o Comitê Nacional de Expansão do Consumo Interno do Chocolate - órgão criado no âmbito da Abicab e do qual participaram as empresas fabricantes de chocolate e o próprio Governo, através da Ceplac – Comissão Executiva do Plano de Recuperação da Lavoura Cacaueira – deu início a uma série de campanhas que visavam estimular o consumo do chocolate.

ACampanha Institucional do Chocolate, veiculada na mídia por 11 anos consecutivos, baseou-se, fundamentalmente, nos aspectos alimentícios gustativos, energéticos e de preço. Quando do início da campanha, em 1973, a produção brasileira de chocolate era de 46.000 toneladas. No último ano de sua realização, em 1984, chegava nas 121.000 toneladas.
Um estudo do Target Group Index, realizado pelo IBOPE Mídia,ouviu 18.884 pessoas entre agosto de 2009 e julho de 2010 nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Brasília, além do interior de São Paulo e das regiões sul e sudeste sobre um tema que interessa à maioria dos brasileiros: chocolate. Segundo o levantamento, 61% dos homens e 71% das mulheres consumiram chocolatenos últimos sete dias – dos que consumiram 77% estão na faixa entre 12 e 19 anos. Mas o consumo é alto também nas faixas entre 20-24 anos (73%) e 25-34 (70%) e cai sensivelmente nas faixas entre 35-44 anos (61%), 45-54 anos (60%) e 55-63 anos (53%).
O maior consumo se encontra nas classes AB (69%), segunda da classe C (66%) e depois as classes DE (57%). As mulheres são as que mais consomem (71%).Os curitibanos são os maiores apreciadores do país (73%), seguidos dos paulistas da capital e do interior (71%) e recifenses (70%). O Rio é a capital onde os consumidores se interessam menos pelo produto – 63%.
O tablete puro é o campeão na preferência. Do total das pessoas que consumiram chocolates nos últimos sete dias, 82% consumiram do tipo Tablete Puro. Em segundo lugar aparecem os bombons(72%), seguidos de barras recheadas (55%).
Investimento Publicitário
De acordo com os dados do Monitor Evolution, do IBOPE Mídia, especificamente nos meses que antecedem a Páscoa, meses de março e abril de 2010, os fabricantes investiram cerca de R$ 51 milhões em publicidade, 105% a mais que no mesmo período em 2009, R$ 25 milhões.
Cinco Maiores Anunciantes Páscoa em 2010:
Posição no...
tracking img