Conhecimentos de Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1613 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
B) Quais fatores demonstram o crescimento e o desenvolvimento da Contabilidade?
A Contabilidade, como já vimos, era feita de forma bastante primitiva. Primeiramente era apenas um cálculo mental, depois com o surgimento da escrita, o homem começou a registrar as suas contas misturando números com figuras, sendo feitas em pedras, argila (como os Sumérios-babilônicos), ou até mesmo em papiros(como os Egípcios), mas posteriormente, com os avanços da tecnologia, com o invento da calculadora e em um passado próximo, do computador a contabilidade se tornou mais ágil e dinâmica. Atualmente, a escrituração contábil se dá de forma muito prática e rápida. A inserção da figura do computador no processo de contabilidade compensou a relação do binômio custo-benefício. Os softwares específicos daárea têm facilitado enormemente os cálculos, os informes etc. Os sites também têm contribuído significativamente com a exposição dos relatórios contábeis para os usuários externos e ajudado de maneira muito importante às pesquisas sobre os assuntos contábeis diversos. Mas o advento da tecnologia não substitui, de forma alguma, a figura do Contador, sendo esse essencial para a empresa, primeiro porqueé obrigatório, segundo porque nenhuma máquina toma decisões, analisa fatores internos e externos, busca soluções nem mesmo pensa de forma humana e flexível, portanto nada substitui o ser humano. É uma idéia errônea pensar que máquinas substituem o homem, elas são feitas para o auxilio na profissão, para a agilidade das informações, e nesse sentido cumprem muito bem com o seu papel. Através daelaboração deste artigo, pretendeu-se mostrar a evolução da contabilidade e sua importância nos países em que esta passou por significativo desenvolvimento, Itália e Estados Unidos, bem como seu trajeto no Brasil que contribuiu para o surgimento de nomes importantes que se não foram responsáveis pela criação de uma escola brasileira, certamente favoreceram seu amadurecimento e sua dispersão peloterritório nacional. Foi apontado também que a Contabilidade é uma ciência nobre e antiga e deve ser tratada como tal, onde o contador tem o papel fundamental, mas ainda não totalmente reconhecido. A Contabilidade evoluiu e ainda tem muito que evoluir, partiu-se de muitos povos e regiões, mas esta ciência é uma só, baseada em princípios, postulados e normas. Usada por muitos, porque no mundo em quevivemos a contabilidade se tornou um dos pilares que sustenta o sistema capitalista.

C) Quem são usuários da Contabilidade? Explique.
Usuários internos: 
Administradores da empresa: tomar decisões vitais para o sucesso do negócio; 
Proprietários: saber sobre a rentabilidade do seu negócio; 
Funcionários: saber se a empresa tem condições de pagar seus salários 

Usuários externos: Fornecedores: saber da situação financeira da empresa e conseqüentemente do risco de vender a prazo; 
Bancos: análise econômico-financeira para aprovar empréstimos; 
Governo: tanto para a arrecadação de impostos como obter dados estatísticos, no sentido de melhor redimensionar a economia.

D) O que se entende por bens tangíveis e bens intangíveis?
Bens tangíveis são aqueles que podem ser tocados, quetêm existência física, tais como terrenos, edifícios, máquinas, instalações, e assim por diante. 
Bens intangíveis são aqueles representados por direitos, como de marcas e patentes, pela tradição no mercado, pelo conceito usufruído na esfera comercial e industrial corporificado pela clientela fixa e permanente e outros também não materializáveis diretamente por objetos físicos

E) O que são bens,direitos e obrigações? Cite Exemplos.
Bens
São bens tudo o que possui valor econômico e que pode ser convertido em dinheiro, sendo utilizado na realização do objetivo principal de seu proprietário. São as coisas úteis, capazes de satisfazer as necessidades das pessoas e das empresas. Os bens classificam-se em: Bens Móveis, Bens Imóveis, Bens Tangíveis e Bens Intangíveis. Os bens fazem...
tracking img