Capital intelectual – o desafio da contabilidade na era do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9934 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1

FACULDADE CAPIXABA DE NOVA VENÉCIA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DALVA RODRIGUES CARDOSO LEILIANY APARECIDA DE SOUZA ROLIM MARIA APARECIDA FABEM

CAPITAL INTELECTUAL – O DESAFIO DA CONTABILIDADE NA ERA DO CONHECIMENTO

NOVA VENÉCIA - ES 2010

2

DALVA RODRIGUES CARDOSO LEILIANY APARECIDA DE SOUZA ROLIM MARIA APARECIDA FABEM

CAPITAL INTELECTUAL – O DESAFIO DA CONTABILIDADE NA ERADO CONHECIMENTO
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Capixaba de Nova Venécia - ES, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Profª Adalto Ezidio

NOVA VENÉCIA - ES 2010

3

DALVA RODRIGUES CARDOSO LEILIANY APARECIDA DE SOUZA ROLIM MARIA APARECIDA FABEM

CAPITAL INTELECTUAL – O DESAFIO DACONTABILIDADE NA ERA DO CONHECIMENTO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Capixaba de Nova Venécia, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis.

Aprovada em 06 de Dezembro de 2010.

COMISSÃO EXAMINADORA

_____________________________________________ Profº Adalto Ezidio Faculdade Capixaba de Nova VenéciaOrientador

_____________________________________________ Profª Ângela Maria Bissolli da Silva Faculdade Capixaba de Nova Venécia

____________________________________________ Profº Luciano Delabela Faculdade Capixaba de Nova Venécia

4

FICHA CATALOGRÁFICA Catalogação na fonte elaborada pela “Biblioteca Pe. Carlos Furbetta”/UNIVEN

5

Dedico em especial a DEUS, pois sem ele nãoconseguiria trilhar mais esse caminho e a toda a minha querida família, meus pais, minhas irmãs, meu querido noivo, e todos os meus amigos, principalmente à Leiliany e Cidinha, pelo amor, força, compreensão, convivência, colaboração e companheirismo em todos os momentos dessa caminhada. Esse tempo será inesquecível e ficará gravado para sempre em meu coração.

Especialmente dedico a Deus Javé, poissem ele não conseguiria concluir mais essa jornada. Ofereço a meu marido Rickson e a meus filhos amados: Henrick e Eduardo, pelo amor, compreensão, paciência, colaboração e companheirismo em todos os momentos de minha vida. Também dedico a meu pai Alcy, minha mãe Lusia, minhas irmãs: Patrícia, Gleiciany e Luziani, a meu sogro José Rolim e a minha sogra Selma, pessoas fundamentais na minhacaminhada. Ainda ofereço às minhas amigas Dalva e Cida que ao meu lado trilharam com muita garra, carinho e perseverança esta etapa importante de nossas vidas.

Na procura de nosso ideal, durante toda a nossa caminhada, DEUS sempre esteve conosco. Dedico este trabalho aos meus pais que sempre estiveram do meu lado, me apoiando e encorajando para seguir em frente, às minhas irmãs e todos os amigos quesofreram minha ausência e compreenderam a minha falta de tempo. E não poderia esquecer-me de duas grandes amizades que conquistei, Dalva e Leiliany, o meu muito obrigada por tudo.

6

Dedicamos esta conquista a Deus, pois nos deu discernimento para alcançarmos este êxito. Especialmente e com carinho ao nosso professor e orientador Adalto Ezidio que nos acompanhou com seu sorriso,disponibilidade, paciência e dedicação e a todos os profissionais e amigos que contribuíram com troca de experiências, conversas e incentivo, se dispondo a compartilhar conosco nossos sonhos e ideais ao longo de todo esse período acadêmico.

7

“(...) Realmente, a nova fonte de riquezas não é de natureza material, mas consiste de informação, de conhecimento aplicado ao trabalho para criar valor”. (WalterWriston)

Mesmo entre a crescente fileira de adeptos (...) a magnitude da revolução financeira representada pelo Capital Intelectual freqüentemente não é compreendida. Na realidade, este novo modelo para medir o valor transformará não somente a economia, mas a própria sociedade em sua criação de riquezas e obtenção de valor. (Edvinsson & Malone)

8

RESUMO

O Capital Intelectual tem...
tracking img