Conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1095 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Celso Antunes
Como Transformar Informações em Conhecimento

Idéias Principais:
O autor apresenta nove passos que podem transformar a fisionomia da sala de aula. Ultimamente vivenciamos um momento em que o acesso à informação está bem mais fácil do que anos atrás.
Esta obra ajuda o professor a ter uma nova dimensão de seu trabalho,o objetivo é dar novosencaminhamentos às informações, explorando a inteligência do aluno e tornando o professor um condutor de desafios.
Os nove passos podem serem utilizados desde a educação infantil até o ensino superior.
Primeiro Passo: referiu-se ao cérebro humano,informando que ele não aprende de uma única maneira e por esse motivo o professor necessita empregar em todas as oportunidades. AprendizagemSignificativo, eliminando atividades mecânicas.

Segundo Passo: o uso em todas as aulas e provas, das habilidades operatórias, pode apresentar diferentes estímulos para que o aluno perceba a essência do aprendido.

Terceiro Passo: a ¨alfabetização¨ do aluno para múltiplas linguagens possíveis de serem usadas para a compreensão de uma idéia...o professor deve ser um alfabetizador de linguagens para que oaluno perceba as várias formas usadas para comunicações de idéias.

Quarto Passo: a releitura das informações através do manejo consciente do vocabulário do estudante. Pensar é agir o objeto e transformá-lo, a releitura permite que o aluno experimente diferentes tipos de pensamento sobre o texto.

Quinto Passo: a eleição de macroobjetivos de cada capítulo ou eixo temático. Isso permite que oeducado não sobrecarregue o aluno de informações,com criticidade e consciência, escolha os tópicos mais significativos para o aluno,no ambiente em que vive.

Sexto Passo: a contextualização espacial e temporal de todos os temas trabalhados. A importância em todas as aulas,fazendo com que o aluno aprenda o distante com incontestável associação do próximo,que perceba que sua realidade e de seu meioé o cenário onde se aplica os fundamentos aprendidos em outros ambientes ou em outros tempos.

Sétimo Passo: o uso na sala de aula dos princípios da reversibilidade ( do começo e do fim ao começo ) e da divergência ( pensamento divergente e convergente ).

Oitavo Passo: uma avaliação pelo ótimo. O acompanhamento do aluno deve estar centralizado nele mesmo,e seu portfólio registra os passosefetivos do seu progresso.

Nono Passo: o uso de estratégias pedagógicas empolgantes e diversificadas. É importante que o professor conheça outras estratégias de ensino e saiba alterná-las com a aula expositiva,da mesma forma que um competente mecânico seleciona a ferramenta certa para consertos específicos.

Cipriano Luckesi
Fazer Universidade: Uma PropostaMetodológica
II Produção e Transmissão de Conhecimento
Capítulo 1 e 2
Para Luckesi não basta ficar na repetição de conhecimentos já existentes.É preciso colocarmo-nos a produzir o nosso entendimento da realidade,utilizando-nos de instrumentos metodológicos que nos são disponíveis. Não basta sabermos repetir boas definições,temos queter entendimento adequado da realidade.
Só pela dedicação voluntária à produção do entendimento novo da realidade é que a Universidade estará se encaminhando para o cumprimento de sua missão histórica e legalmente definida. (p.78)
Segundo Luckesi o conhecimento em primeiro lugar e antes de tudo, é uma forma teórico-prática de compreensão do mundo. Isso nos permite avaliara nossa prática escolar que está muito mais preocupada com a repetição de conhecimentos já envelhecidos do que orientar e estimular a criatividade construtiva dos educandos. Uma prática escolar adequada e, por conseqüência,uma prática universitária satisfatória,deve ter presente este entendimento do conhecimento e seu processo.
É impossível fazer da universidade um centro...
tracking img