Conhecimento tecnologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1541 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONHECIMENTO TECNOLOGICO

FACULDADE: ATENEU

PROFESSORA: DENISE

ALUNA: ZILMAR MERLO P. GONÇALVES

VILA VELHA 2009-12-04

A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

• O uso da tecnologia no contexto escolar requer a formação, o envolvimento e o compromisso de todos os protagonistas do processo educacional (professores, diretores, supervisores, coordenadores pedagógicos), nosentido de repensar o processo de ensino e aprendizagem para a sociedade do conhecimento. Estes protagonistas têm papéis distintos e, portanto, não só a tecnologia deve atender às suas especificidades, de tal forma que, no âmbito global, suas ações sejam articuladas com vistas a favorecer o desenvolvimento do aluno como cidadão participativo e crítico para lidar com as inovações tecnológicas.   [pic]

NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO

ENSINO-APRENDIZAGEM

A era das tecnologias da informação (depois da era da tecnologia da oralidade e da escrita), impõem uma nova forma de existir no mundo, uma nova cultura que se forma, substituindo princípios, valores, processos, produtos e instrumentos tecnológicos que mediam a ação do homem no meio.

À escola cabe adaptar-se, comoo homem vem se adaptando a esses novos paradigmas. O corpo é referência para qualquer aprendizado e construção do conhecimento. Então, para a escola sobreviver, deve-se modificar profundamente suas comunicações e seus objetivos, e pensá-la em função da sociedade atual e, sobretudo, da sociedade do futuro (FISCHER, 1995). Os educadores precisam conhecer as vantagens que os meios de comunicaçãopropiciam na aprendizagem de seus alunos.

Mediante tecnologias educacionais à distância, softwares educacionais, redes de computadores (Internet e Intranet), ao mesmo tempo em que se renova, inova e, em se atualizando, aproxima o real do virtual, o visual do sensorial, o conhecimento acadêmico do conhecimento operativo.

NOVAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA: MELHORIA DO ENSINO OU INOVAÇÃOCONSERVADORA?

Baseando-se na história da tecnologia educacional e em uma análise fenomenológica da relação ser humano - máquina - realidade, examinam usos das novas tecnologias da informação caracterizados como inovação conservadora em educação, como também aspectos da comunicação na sala de aula que podem ser transformados, ampliados ou reduzidos com os recursos da informática.INOVAÇÃO CONSERVADORA

A história da tecnologia educacional contém muitos exemplos de inovação conservadora, de ênfase no meio e não no conteúdo. Devido ao efeito dramático, sedutor, da mídia, em certos casos a atenção era concentrada na aparência da aula, tomando-se como algo “dado” o conteúdo veiculado, seja na sala de aula por transparências ou filmes, ou pela difusão ampla de conteúdos,através da TV, do rádio ou mesmo de livros textos cheios de figuras, cores, desenhos, fotos.

Atualmente a inovação conservadora mais interessante é o uso de programas de projeção de tela de computadores, notadamente o PowerPoint©, com o qual o espetáculo visual (e auditivo) pode tornar-se um elemento de divagação, enquanto o professor solitário na frente da sala recita sua lição com ajuda deefeitos especiais, mostrando objetos que se movimentam, fórmulas, generalizações, imagens que podem ter pouco sentido para a maioria de um grupo de aprendizes. A inatividade (física e mental) do aprendiz é reforçada pelo ambiente da sala, geralmente à meia luz e com ar condicionado.

Além do computador propriamente dito, outros artefatos de ensino vêm sendo criados com a tecnologia dainformática.

Mas tal tipo de artefato pode também ter efeitos contrários, gerando situações onde o aluno não precisa nem mais copiar - a coisa já vem pronta e acabada para se levar para casa e memorizar para a prova.

Softwares educativos que apenas “penduram” mapas mundi em um telão ou no vídeo de computadores onde alunos sentam de modo solitário, pouco diferindo de similares pendurados...
tracking img