Artigo museu nacional de brasilia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do artigo NAVE BRANCA
Em julho de 2007 saiu nas bancas a Revista Téchne edição 124, a matéria de capa Nave Branca, que fala a respeito de mais uma grandiosa obra do arquiteto renomado OscarNiemeyer , que continua a desafiar os Eng. Projetistas e construtores, tanto que na sua mais nova obra O Museu Nacional da república, o projeto original foi completamente alterado, por haver um altocusto e fugir do orçamento previsto.
A estrutura inovadora é composta por uma cobertura em casca dupla com nervuras radiais e circunferências, com Ø 76,0 m na base, atinge uma altura total de 26,40m. A construção tem essa composição porque havia a necessidade de uma rigidez que resistisse aos esforços de flexão impostos pelos tirantes da estrutura de um mezanino que faz parte da construção.
OMuseu é constituído por uma área de 14.917 m², além de um auditório de 80 lugares, e uma área central, com piso inclinado, destinado ao auditório com capacidade de 700 lugares e um pavimento deexposições elevado 5,15 m em relação ao térreo. Já o mezanino, livre de pilares, é formado por uma estrutura em laje dupla com forma sinuosa, totalmente suspensa pela cobertura por meio de tirantes metálicosprotendidos com ancoragem presa à cúpula e à laje do mezanino.
Característica comum nos projetos de Niemeyer, as rampas constituem espaços à parte no museu, a mais impressionante e a rampa 3 com 14m de balanço executado com concreto protendido, interliga o pavimento de exposições ao mezanino.
A grandeza da obra não para por ai, O volume total escavado foi de 16.000 m³ e toda a área externa foirecoberta por pavimentação em concreto armado, com espessura de 12 cm, uma Área do terreno 39.000 m², um gasto de concreto de 9.951,92 m³ somente na estrutura, Volume de aço da estrutura de 946,40 t, uma carga elétrica instalada de 1.000 kVA, composta de quatro transformadores.
A obra foi inaugurada em dezembro de 2006 e como todas as obras do Niemeyer, muito importante no pólo cultural do...
tracking img