Conhecimento cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1991 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conhecimento Científico
É o conhecimento racional, sistemático, exato e verificável da realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica. Podemos então dizer que o Conhecimento Científico:
- É racional e objetivo.
- Atém-se aos fatos.
- Transcende aos fatos.
- É analítico.
- Requer exatidão e clareza.- É comunicável.
- É verificável.
- Depende de investigação metódica.
- Busca e aplica leis.
- É explicativo.
- Pode fazer predições.
- É aberto.
- É útil
Exemplos:
1: "Os planetas giram em torno do Sol em órbitas elípticas, com o Sol ocupando um de seus focos."

Explicação: É a ação da gravidade, responsável por atrair os corpos.Segundo os cientistas, o universo está em expansão, o que significa que os planetas, as estrelas e os outros corpos celestes têm a tendência de se distanciar cada vez mais uns dos outros. E como não há nenhuma barreira física que os impeça, eles tendem a continuar esse movimento. Eles só não se distanciam de vez porque a força da gravidade atua contrariamente a esse movimento. O resultado é oequilíbrio, que faz eles descreverem uma órbita constante.

2: “alimentação saudável contribui para concentração”

Explicação: Pesquisadores estudaram três meninos e uma menina com idade entre 8 e 13 anos que tinham uma alimentação saudável, ou seja, sem refrigerantes e que fossem mais ativas. Todas as crianças tinham peso ideal, sem sinal de desnutrição e receberam dois comprimidos diários dosuplemento VegEPA que contém ácido graxo e ômega3. Depois de três meses, as crianças foram avaliadas novamente e tiveram aumento na habilidade de leitura e compreensão, além de melhorar a caligrafia e a concentração nas aulas. Foi feito mapeamento do cérebro dos meninos, que mostrou o aumento de uma substância chamada N-acetilaspartato (NAA). O normal é ver o crescimento de NAA lento, mas o que foivisto na pesquisa é uma aceleração no aumento dessa substância equivalente a três anos. Estudos mais detalhados precisam ser realizados, contudo, os resultados obtidos provam que uma alimentação saudável e rica nessas substâncias pode aumentar a capacidade cognitiva. Os ácidos graxos e omega3 são encontrados em peixes gordurosos como salmão, nozes e sementes, como as de abóbora. Além disso, o omega3,mesmo sendo gorduroso, é um aliado contra a obesidade, pois é um aglutinador natural anticolesterol, e contra problemas cardíacos.

3: “O homem originado do primata”

Explicação: Charles Darwin e Alfred Russel Wallace, por meio de observações e estudos concluíram que a seleção natural conduziu a evolução das espécies, respeitando as leis naturais, dando como certo que os primatas e o homempossuem a mesma ancestralidade, até o surgimento do homus eretos.
Depois de relutar bastante, a comunidade científica aceitou.

4: Quando e como o mundo vai acabar?

Explicação: A resposta mais provável é que o Sol vai engolir nosso planeta daqui a 5 bilhões de anos, quando o combustível que o mantem aceso acabar, causando o colapso de nossa estrela. A Terra também pode acabar em um acidentecósmico causado por um asteróide, ou ET’s podem invadir e destruir nosso planeta, ou mesmo nós podemos destruí-lo sem querer, até mesmo Jesus pode descer dos céus e acabar com a “brincadeira”. Teorias existem aos milhares, certezas… nenhuma.

5: A fé pode curar?

Explicação ativamcertas partes do cérebro, que ajudam na recuperação. Contudo, deve ficar bem claro, que fé sozinha não cura,apenas ajuda, pois essas pessoas tem mais esperanças e ficam mais calmas na situações de dificuldades.
6: É possível viajar no tempo?
Explicação: Se você acredita que Einstein estava certo em sua Teoria da Relatividade, logo você acredita que é possível viajar no tempo. Segundo seus estudos, se uma pessoa viajar próxima a velocidade da luz durante um ano, ela voltará na Terra e terão se passado...
tracking img