Conhecimento cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (722 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PPAC: Programa de Pós Graduação em Administração e Controladoria
Disciplina:Metodologias de pesquisa
Prof: Serafim Firmo de Souza Ferraz
Aluna: Verônica Maria Braga Jacó

Resumo do texto:Definindo Conhecimento Científico

O texto retrata aspectos relacionados à aquisição de conhecimento cientifico e sua relevância em pesquisa.
O termo definir nos remete a uma atmosfera centrada naenunciação de atributos, na caracterização específica de algo. Delimitar no sentido de determinar profundidade, abrangência e extensão de assunto reconhecendo seus limites e propriedades, tarefafundamental para pesquisa.
O conhecimento científico deve estar amparado por elementos críticos que possibilitem gerar mudanças não apenas por teorias, que mais definem modelos mentais, julgamentos devalor. A análise se mostra como método de investigação e de estudo para a construção do processo de conhecimento.
Nos dias atuais o conhecimento é muito mais reconstruído do que construído, com baseapenas na síntese ou compilação de uma idéia já construída por terceiros, sem qualquer inovação. A reconstrução do conhecimento tem o seu significado na pesquisa como processo sistemático de aprendizagempara produção e elaboração do saber.
Há vários tipos de pesquisa: teórica, metodológica, empírica e prática. Nenhuma delas funciona sozinha, mesmo que m determinado tipo se sobreponha a outro, elastendem a se completar.
O conhecimento científico se contrapõe a idéia de senso comum, por este estar amparado em sabedorias e crendices da cultura popular. Apesar disto, muitas vezes se percebecomponentes do senso comum no conhecimento científico por se apresentarem sem definições e sem controle. Este também não se compara a sabedoria ou bom senso por não estar amparada a intuição ou aosentido moral, nem a ideologia, pois não tem o objetivo de justificar o poder, que a pesar de estar presente, não é sua intenção.
Não há uma corrente singular e única do conhecimento científico,...
tracking img