Conhecendo o diac e o triac

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1942 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONHECENDO O DIAC E O TRIAC



















O DIAC
O Diodo de quatro camadas bilateral ou DIAC (Diodo AC) é um dispositivo de quatro camadas que pode conduzir nos dois sentidos quando a tensão e aplicada, tendo aplicações em baixos níveis de potência. Entretanto, a entrada em condução não ocorre devido a um pulso de corrente no gate, mas a partir de uma tensãode disparo aplicada entre seus terminais. As figuras a seguir mostram a característica tensão x corrente e o símbolo comumente utilizado para representação do DIAC.

Quando o DIAC está submetido a uma tensão inferior a VD (tensão de disparo), o mesmo não conduz. Depois de atingido o valor da tensão de disparo, o DIAC entra em condução, mantendo uma pequena tensãoentre seus terminais. Para o seu bloqueio é necessário que a corrente assuma valor inferior a IH (corrente de manutenção).
O DIAC pode ser visto como a justaposição de duas estruturas PNPN em ordens inversas (P1N1P2N2 e P2N1P1N3). Cada estrutura é responsável pela condução num sentido, quando disparada. DIAC tem uma estrutura semelhante a do TRIAC, exceto que, não possui o terminaldo gate ( da abreviação inglesa DIODO AC).
Basicamente possui cinco camadas P e N. A figura a seguir ilustra sua estrutura interna e respectivos símbolos.

O termo anodo e catodo não se aplica ao DIAC, pois seus terminais são identificados como terminal 2 e terminal 1. Cada terminal opera como anodo ou catodo, de acordo com a polaridade da tensão aplicada.EXEMPLOS DE UTILIZAÇÂO:
A utilização mais comum com o DIAC é em conjunto com o TRIAC. No entanto existem algumas poucas aplicações interessante em que este componente pode ser usado sozinho. A aplicação mais simples que é uma chave sensível à tensão, também serve de teste para o componente.

O TRIAC
O TRIAC é um componente semicondutor que nasceu da necessidade de sedispor de interruptor controlado, que apresentasse as características funcionais de um SCR, mas que permitisse o controle do ciclo completo da corrente alternada.
A palavra TRIAC é uma abreviação da denominação inglesa Triode AC que significa triodo para corrente alternada. Como o próprio nome indica, o componente dispõe de três eletrodos .
O circuito equivalente e assimbologias normalmente utilizadas são mostrados nas figuras a seguir.

Para se conseguir a operação em AC, utiliza-se dois SCRs em ligação anti-paralela.
As curvas características assemelham-se as dos SCRs exceto que o TRIAC conduz nos quadrantes I e III.


A estrutura de um TRIAC é bem complexa e só pode ser representadaem perspectiva. Ela pode ser vista como uma estrutura originariamente de três camadas P2N1P1 onde foram feitas 3 difusões do tipo N: uma N4 em P1 em forma de “L” e as outras duas em P2, retangulares (N2 e N3). Existem 3 contatos metálicos:
MT2: sobre P1 e N4 (superfície inferior)
MT1: sobre N2 e parte de P2 (superfície superior)
G: sobre N3 e parte de P2 (superfície superior)A figura a seguir mostra a estrutura de um TRIAC. Alguns tracejados foram suprimidos a bem da clareza.







Para compreender o seu funcionamento é conveniente ver essa estrutura separada em duas:
I) Uma principal (sob MT1), idêntica a do DIAC, e responsável pela condução e bloqueio nos dois sentidos, e
II) Uma auxiliar (sob G) que possibilita o disparo do TRIACcomandado por um terminal de controle (PORTA).
O disparo da estrutura principal, a semelhança do DIAC, eleva-se a corrente de emissor do transistor NPN da estrutura de 4 camadas que estiver diretamente polarizada sofre uma elevação, fazendo com que a soma dos α’ s tenda à unidade.
Essa elevação da corrente através do TRIAC pode ser obtida como no DIAC ou, graças a estrutura...
tracking img