Conhecendo um pouco o cotidiano de uma ong em maceió

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GUERREIROS DA VILA: CONHECENDO UM POUCO O COTIDIANO DE UMA ONG EM MACEIÓ

Ana Cristina Santos Soares1 Érika Thaline da Silva2 Gilvanda de Souza Ferreira3
RESUMO

As reflexões suscitadas neste artigo surgiram a partir de uma pesquisa de campo realizada por meio da disciplina Organização e Gestão dos processos educativos, com o intuito de entender mais sobre as ONGs (OrganizaçõesNão-Governamentais), seu funcionamento e organização. Para tanto foi necessário conhecer mais de perto o cotidiano de uma dessas instituições (conceitos, missão/filosofia, projetos), neste caso, o Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (CEASB). Através das visitas e de uma entrevista aplicada a coordenadora da ONG foi possível uma aproximação mais profunda com o trabalho realizado pela mesma. Deste modo, oobjetivo, além de conhecer seu funcionamento na íntegra, é de trazer possíveis reflexões sobre a realidade da ONG e a importância que este terceiro setor tem para a sociedade atual. Intenciona-se destacar nessa pesquisa como se dá, de forma prática, a atuação dessas instituições e sua relevância para a sociedade atual. Palavras-chaves: ONG – CEASB – Sociedade.

1 UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DASONGS NO BRASIL

As organizações Não-Governamentais começaram a surgir na America Latina por volta dos anos de 1970, intitulada “sociedade Civil Organizada”, posteriormente “Organizações da Sociedade Civil - OSCs”. Formada por cidadãos que lutavam por justiça social em defesa das pessoas mais necessitadas a partir de interesses gerais. Desta forma, tinham como causa a luta em favor da educaçãopopular, os direitos humanos, ou seja, esses estabelecimentos funcionavam como lugares de apoio e assistência às pessoas. Essas organizações eram compostas por centenas de pessoas que se organizavam em defesa da cidadania.

1

Graduanda do Curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas; (erikathaline.s@hotmail.com) Graduanda do Curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas;(ana-tina79@hotmail.com)

2

3

Graduanda do Curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas; Bolsista da CAPES pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência; (gilvanda.ferreira@gmail.com)

2

O objetivo da construção das OSCs foi de atender o maior número possível de pessoas desprovidas de produtos e serviços de caráter público, de obrigação do Estado, mas que omesmo, não tinha interesse de oferecer conforme merecia e necessitava a população. Assim, diversas pessoas, formadas a partir de interesses sociais se juntaram para atender a essa sociedade, muitas vezes, mal assistidas. No Brasil, o termo Organização Não-Governamental, passou assim ser identificada a partir de uma conferência realizada pela Organização das Nações Unidas – ONU – em 1992, conhecidacomo Eco 92, classificando-a como uma instituição que funcionava sem fins lucrativos. Mas, inicialmente, esse termo designava ações cooperativas de caráter internacionais, formadas por Igrejas, organizações que prestavam serviços de caridade entre outros. As ONGs passaram a se expandir, quando seu caráter mobilizador, da década de 70, perdeu lugar para as ações conjuntas da década de 90, seconcretizando como organizações que propunha uma metodologia diferente em prol de uma auto-sustentabilidade em parceria, seja com o Estado, seja com as empresas, seja com um tipo de organização privada, abrangendo, desta forma, para uma atuação voltada para a geração de renda, para o meio ambiente, entre outros meios.

2 CONCEITO DE ONG E SUA IMPORTÂNCIA PARA A SOCIEDADE

As ONGs são organizações semfins lucrativos e buscam realizar trabalhos em benefício de uma coletividade, estas (ONGs) representam o terceiro setor da sociedade e encontra-se direcionada em busca do desenvolvimento de uma sociedade democrática, oferecendo oportunidades igualitárias às pessoas. O conceito de ONG, segundo Fernandes (2001, p.21), citado por CARDEAL, 2010:
[...] denota de um conjunto de organizações e...
tracking img