Conhecendo portugal: a matriz luza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4201 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONHECENDO PORTUGAL: A MATRIZ LUZA

Carla Maria Almeida Amorim - UFPI (carlinhaalmeida28@hotmail.com)
Débora da Silva Moreira de Sousa - UFPI (debrinha.07@hotmail.com)
Iracema Nayana Albuquerque Martins - UFPI (iracemanayana_life@hotmail.com)
Lucas da Silva Santos – UFPI (luk-shp2@hotmail.com)
Tânia Vieira da Cruz - UFPI
Juliana Laís Araújo – UFPI (jukisuki@hotmail.com)

RESUMO:
Este trabalhotem como objetivo contar um pouco da historia de Portugal que foi uma das Matrizes do Brasil. A pesquisa foi realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica no qual foi pesquisado um pouco sobre a origem, cultura, alimentação, religião, visão de mundo, indumentária, saúde (Medicina), habitação, arte e musica. Essa pesquisa e síntese se fazem de grande importância para se conhecer um pouco dacultura desse pais e o que o Brasil herdou. Portugal é um pais muito rico e bonito possuindo vários marcos e pontos importante da sua historia, fundação e na suas artes e é isso que se pretende ser informado nesse artigo.

Palavras – Chaves:Portugal; Historia; Matriz; Brasil.

1 INTRODUÇÃO

Dentro da disciplina Cultura Popular pudemos conhecer um pouco sobre a cultura de diversos pais eprincipalmente de algumas Matrizes do Brasil como a Afro, Tupi e Luza e nesse artigo ira ser aprofundada um pouco sobre a Matriz Luza. No decorre do trabalho se falara um pouco sobre alguns pontos importantes da historia da sociedade Portuguesa.
No decorrer do trabalho ira ser abordado quais sãs as origens, cultura, alimentação, religião, visão de mundo, indumentária, saúde, habitação, arte e musica dePortugal e com isso ficara mais claro como esse pais é hoje e quais das influencias que podemos encontrar no Brasil, pois como se sabe Portugal foi a Matriz Lusa do Brasil. Ao se visitar algumas cidades do Piauí pode-se encontrar a influencia de Portugal na casas antigas, pois em varias se encontrar o azulejo que é uma marca bem conhecida da arte de Portugal e que pode ser encontrada na cidade deAmarante.
Desta forma, daremos inicio o trabalho mostrando as origens de Portugal, logos após será abordado a sua cultura, seguindo a alimentação, religião, visão de mundo, indumentária, saúde, habitação, arte e música, e com isso se conhecera um pouco mais da sua historia, finalizaremos o trabalho com as considerações finaise deixaremos nossas fontes de pesquisa para consulta.

2 CONHECENDO PORTUGAL: AMATRIZ LUZA

2.1 ORIGEM

A história de Portugal tem a sua origem com a chegada dos primeiros hominídeos à Península Ibérica há cerca de 1.2 milhões de anos atrás. O território entrou no domínio da história escrita com o início das guerras Púnicas. Esse pais foi habitado por vários povos e em 29 a.C..:

era habitado por vários povos, como os Lusitanos, quando foi integrado no Império Romano como aprovíncia da Lusitânia, influenciando fortemente a cultura, nomeadamente a língua portuguesa, na maior parte originada no latim. (wikipedia: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_de_Portugal> Acesso em 17/04/2012 as 19:59)

Depois que o Império Romano caiu fincaram-se em Portugal os povos germânicos como os Visigodos e Suevos, já no século VII também foram ocupados pelos árabes. Aorigem de Portugal é repleta de varias contribuições de vários povos que o ocuparam e puderam contribuir um pouco com a atual historia de Portugal. Com as ocupações também ocorreram vaiaras guerras e reconquistas entre elas a reconquista cristã que:

Durante a reconquista cristã foi formado o Condado Portucalense, primeiro como parte do Reino da Galiza e depois integrado no Reino de Leão. Com oestabelecimento do Reino de Portugal em 1139, cuja independência foi reconhecida em 1143, e a estabilização das fronteiras em 1249, Portugal reclama o título de mais antigo estado-nação europeu.(wikipedia: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_de_Portugal> Acesso em 17/04/2012 as 19:59)

Pode-se ver que as “guerras”, também contribuíram para que outros povos pudessem ocupar esse pais e...
tracking img