Congadas no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (834 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Congado

Esse auto popular foi introduzido no Brasil pelos povos africanos, especialmente bantos e sudaneses. Como manifestação das raízes do povo, os elementos e os rituais variam de lugar paralugar, mantendo-se comuns apenas alguns traços fundamentais". Em regra geral uma das principais fontes inspiradoras foi a coroação dos reis congos. Já em 1674 os escravos faziam sua festa na IgrejaNossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, no Recife. Desde essa época, certas comunidades pintam de preto a imagem de Nossa Senhora, no propósito de torná-la solidária à sua causa.
Se para os escravosa festa era de caráter religioso, as autoridades tinham outras razões para a aprovação, chegando a emprestar roupas e jóias: forma de aquietar os negros, domando-lhes a natural revolta contra a suacondição. Os festejos começam pela comitiva que vai buscar o rei e a rainha. Desse desfile participam escravos, mestiços e forros, como são chamados os escravos libertados. No trajeto vão se executandodiversos bailados, com demonstração de agilidade e imitação de atos guerreiros, quando se praticam o choque de armas brancas, a dança de espada e a célebre dança de Matassius, muito em voga nosséculos XVI e XVII.
De volta à sede (casa cedida para a festa), acontece o baile, associado a comida e bebida, tudo em meio a grande alegria. É comum o casal de reis ser representado pelo Rei Congo e aRainha Ginga, fato que historicamente não pode ter acontecido. Na verdade, essas personagens foram rivais, tendo travado numerosos conflitos, nos quais a rainha saía rotineiramente vencedora.
A rainhaGinga, na realidade Njinga Nbandi, notabilizou-se pela defesa da autonomia de seu povo ante a opressão portuguesa. Gozando de largo prestígio junto à sua gente, morreu em 17 de dezembro de 1663.Importante é assinalar que esses rituais, exatamente como se praticam no Brasil, nunca aconteceram na África. Sua criação é puramente brasileira e se deve à imaginação do negro cativo, necessitado de dar...
tracking img