Analise swot

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Administração Estratégica
Processos Gerenciais
Leandro

Analise das Oportunidades e Ameaças do Ambiente Externo para o ramo de comércio varejista, tomando como base o exemplo do Grupo Pão de Açucar.

* Análise do Macroambiente (A analise do macroambiente, de suas forças e tendências nos permite enxergar as oportunidades e ameaças do setor, de modo a monitora-las e respondendo a estasquando necessário.

* Forças político-legais
* A sociedade hoje é bem informada e com isso mais exigente. A lei do Código de defesa do consumido, permite aos cliente a exigência permite aos cliente a exigência por maior e melhor qualidade; Cobranças pela sustentabilidade empresarial também é movida pela informação, no entanto, a Lei que proíbe a sacolinha Lei nº 15374 forma que obriga osestabelecimentos com estacionamentos cobertos a fixarem placas com aviso de que os faróis devem ser ligados no local; Lei seca que obriga que os estabelecimentos fixem placas conscientizando que é crime dirigir sob influencia de alcool; Lei nº 9294 de 15/07/96.

* Forças tecnológicas
* Automação comercial (código de barras) agilidade no atendimento e maior controle de estoque;E-commerce - crescimento de 20% nos setor varejista.

* Forças econômicas
* Reajuste de salário mínimo de 14,12% (Abras); aumento das vendas em 7,57% no primeiro bimestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado; Marca líder teve seu faturamento bruto de 52,6 bi em 2011 em alta de 45,7%. Faturamento setorial de 224,3 bi em 2011, avanço de 11,3% frente a 2010, valoresnominais. Projeção do BC é de que o crescimento do PIB atinja 3,5% neste ano; o IPCA (índice nacional de preços ao consumidor amplo) o BC estima encerramento em 4,4% abaixo da meta de 4,5% do CMN (conselho monetário nacional). Taxa de inflação acumulada em 12 meses 5,5% no 1º trimestre de 2012, reduza para 5,0% no 2º trimestre e 3º para 4,4% encerrando o ano nesse patamar. Taxa de juros de 9,75%, Valordo dolar R$ 1,89.

* Forças sociais
* Períodos sazonais como por exemplo: Páscoa, Natal entre outras datas comemorativas favorecem o aumento das vendas; Novo perfil de consumo e tendência a novos mercados, conscientização dos consumidores pela alimentação saudável (light/diet ou orgânicos); Conhecimento de dados demográficos (localização).

* Análise Setorial

* Ameaçasde entrada

* Barreiras de entrada
No caso do setor varejista supermercadista brasileiro, a luta competitiva encontra-se diretamente associada à globalização da concorrência, que impôs dificuldades e desafios para as redes domesticas que, por usa vez, tiveram de realizar grandes investimentos ou alianças estratégicas para manter e ampliar seu posicionamento no mercado. Com o número cadavez maior de empresas estrangeiras disputando o mercado com redes nacionais, têm estabelecido um ambiente seletivo, no qual somente as empresas bem posicionadas com maior disponibilidade de fundos para a expansão, condutoras de inovações organizacionais e tecnológicas, conseguem permanecer no mercado.

1 – Existem ameaças de novos concorrentes que ingressam no setor?

a) Economia de Escala:As três maiores redes (Carrefour, Wal-Mart e CDB Cassino – Pão de Açúcar) vêm utilizando como estratégia as aquisições de organizações brasileiras e a instalação de subsidiárias para aumentar sua participação no setor. O baixo poder de competitividade do setor instalado e a legislação sem restrição a entrada de grandes varejistas tornam essas três redes as maiores concorrentes, pois, oferecemprodutos com os melhores preços devido ao seu grande potencial de compra junto aos fornecedores.
b) Diferenciação de Produtos:
As grandes redes vêm adotando como estratégia de diferenciação de produtos as marcas próprias com o intuito de aumentar o leque de possibilidade do consumidor, essa estratégia visa também como objetivo fazer contraponto ao poder de seus fornecedores.
c) Exigências de...
tracking img