Conforme se verifica no texto, (...) explique, de forma resumida, o que significou politicamente, o ai-5. ainda, identifique uma ação de protesto ocorrida os eua na década de 1960 e outra verificada no brasil, na mesma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conforme se verifica no texto, (...) Explique, de forma resumida, o que significou politicamente, o AI-5. Ainda, identifique uma ação de protesto ocorrida os EUA na década de 1960 e outra verificadano Brasil, na mesma década, sobretudo após 1964.

O ato AI-5 na verdade era a proposta de governo as agitações sociais do ano de 1968, desde a luta estudantil, as greves de Contagem (MG) e Osasco(SP). Com a edição do AI-5, o congresso nacional é fechado, a censura aumenta, são suspensos os direitos do “habbeas corpus”, para casos de infração da lei de segurança nacional, concede-se ainda aoexecutivo o direito de confiscar bens em caso de enriquecimento ilícito e obviamente o direito de cassar mandatos e direitos políticos.
Sob o aspecto jurídico, a existência do ato 5 foi umacontradição, pois era a negação da própria constituição vigente.
O ano de 1968 foi o ápice do movimento estudantil na América Latina, mas os protestos na região também foram motivados pela luta contra osubdesenvolvimento econômico e as ditaduras militares, além da atmosfera de contestação cultural que estava presente no mundo na época. Freqüentemente associam-se aos anos 60 termos como "subversão","revolução continuada" e "sociedade do espetáculo", mas sobretudo com "rebeliões estudantis". Curiosamente, não era uma época de escassez material, e talvez por isso mesmo os universitários acharam que tudopoderia ser diferente. Eles "podiam pedir mais" da nova sociedade que tinham imaginado.
Embalados pelas novidades dos jovens, os trabalhadores aproveitaram o momento de mudanças para colocar em pautasuas reivindicações. "O efeito mais imediato da rebelião estudantil foi uma onda de greves operárias por maiores salários e melhores condições de trabalho", diz o professor.
O auge das rebeliõesocorreu com a Passeata dos Cem Mil, no Rio de Janeiro, em 26 de junho, quando foi realizado o mais importante protesto contra a ditadura militar até então.
A manifestação, iniciada a partir de um...
tracking img