Conectivismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONECTIVISMO
Uma Teoria de Aprendizagem para a Era Digital

O que é Conectivismo?
Conectivismo é um modelo de aprendizagem que reconhece as mudanças tectônicas na sociedade, onde a aprendizagem não é mais uma atividade interna e individual. na era digital não é possível adquirirmos pessoalmente toda a quantidade de informação disponível sobre determinado assunto. Mediante este fluxo abundantede informações, a formação de conexões com demais pessoas ou redes de relacionamentos tem se revelado atividade essencial para a aprendizagem. A aprendizagem ocorre de várias maneiras, com destaque para a aprendizagem informal através de comunidades de prática, redes pessoais e também atividades relacionadas ao trabalho.

Autores
• George Siemens
É professor e director do Centro deTecnologia da Aprendizagem da Universidade de Manitoba (Canadá).
• Stephen Downes
Stephen Downes trabalha para o Conselho Nacional de Pesquiza Canadá, onde ele serviu como um Pesquisador Sênior, com sede em Moncton, New Brunswick, desde 2001.

O interesse de Siemens pela exploração das possibilidades pedagógicas das novas tecnologias da informação e comunicação levou-o, juntamente com StephenDownes (Institute for Information Technology's e-Learning Research Group, Canadá), a propor o conectivismo, que apresenta como um novo paradigma de ensino-aprendizagem.
Primeiramente apresentado em 2004, num texto on-line, o conceito de conectivismo foi desenvolvido e divulgado através da publicação de artigos em suporte de papel e on-line, de capítulos de livros, da participação em encontroscientíficos e da organização de um curso on-line, através da Universidade de Manitoba que ‘foi seguido por 2.400 pessoas de todo mundo. O conectivismo será o tema de um congresso internacional que a UNESCO vai organizar em 2010, em Barcelona.
Para Downes, uma rede fruto de conexões entre pessoas, comunidades e conteúdos, constitui-se no aspecto fundamental da aprendizagem e pode ser qualificadaenquanto uma rede bem sucedida quando apresenta as seguintes propriedades: descentralizadas; distribuídas; desintermediadas; com conteúdos e serviços des-integrados; democráticas; dinâmicas (fluidas) e inclusivas.
O paradigma conectivistas foi sistematizado por Siemens no livro Knowing Knowledge (2006) e através do artigo Conectivismo: Uma Teoria de Aprendizagem para a Era Digital (2005).

RaízesDentre as principais raízes do conectivismo encontram-se: a noção de comunidade de prática de Lave Wenger e em certa medida de Papert, que considera a aprendizagem como um fenômeno situado, decorrente da participação em comunidades de prática; a aprendizagem social (construtivismo) de Vygotsky e Bruner; mais recentemente elaborados, o trabalho de Stephen Downes sobre conhecimento conectivo e oconceito de conhecimento rizomático e de comunidade como currículo de Dave Cormier, entre tantas outras referências.
Apesar do reconhecimento destas contribuições, para Siemens as teorias de aprendizagem comumente aceitas, tais como, behaviorismo, cognitivismo e construtivismo, não dão mais conta de compreender o processo da aprendizagem na atualidade, pois que, foram desenvolvidas em um tempo que aaprendizagem não vivenciava o impacto das tecnologias sobre o ser humano.

FUNDAMENTOS
• Teoria da Atividade
A relação histórica entre o sujeito e o seu objetivo, de maneira recíproca, é que determina o resultado final da ação, ou seja, a ação está condicionada ao modo como uma atividade é realizada e como ela se desenvolve e evolui, de maneira permanente. Para Vygotsky, a construçãodo conhecimento implica em uma ação partilhada, exigindo uma cooperação e troca de informações mútuas, com conseqüente ampliação das capacidades individuais.
• Cognição Distribuída
Cognição distribuída é uma teoria desenvolvida em meados de 1980 por Edwin Hutchins . Usando conhecimentos de sociologia , a ciência cognitiva e a psicologia de Vygotsky (cf. psicologia histórico-cultural) que...
tracking img