Tarsila do amaral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biografia:

Tarsila Do Amaral

Tarsila do Amaral nasceu em 1 de setembro de 1886, no Município de Capivari, interior doestado de São Paulo. Filha de fazendeiro passoua infância nas fazendas de seu pai. Estudou em São Paulo e depois em Barcelona, na Espanha, onde fez seu primeiro quadro, 'Sagrado Coração de Jesus', 1904.
Quando voltouao Brasil, Anita a introduziu no grupo modernista e Tarsila começou a namorar escritor Oswald de Andrade. Formaram o grupo dos cinco: Tarsila, Anita, Oswald, o tambémescritor Mário de Andrade e Menotti Del Picchia. Agitaram culturalmente São Paulo com reuniões, festas, conferências.
Em 1924 Tarsila começou uma fase na sua arte com o nome dePau Brasil onde temos quadros maravilhosos como 'Carnaval em Madureira', 'Morro da Favela', 'EFCB', 'O Mamoeiro', 'São Paulo', 'O Pescador', dentre outros.
Em 1926,Tarsila fez sua primeira Exposição individual em Paris, com uma crítica bem favorável. Neste mesmo ano, ela casou-se com Oswald.
Em janeiro de 1928, Tarsila queria dar umpresente de aniversário especial ao seu marido, Oswald de Andrade. Pintou o 'Abaporu'. Através desse quadro Oswald escreveu o Manifesto Antropófago e fundaram o MovimentoAntropofágico. A figura do Abaporu simbolizou o Movimento que queria deglutir, engolir, a cultura europeia, que era a cultura vigente na época, e transformá-la em algo bembrasileiro.
Tarsila participou da I Bienal de São Paulo em 1951, teve sala especial na VII Bienal de São Paulo, e participou da Bienal de Veneza em 1964. Em 1969, a mestra emhistória da arte e curadora Aracy Amaral realizou a Exposição, 'Tarsila 50 anos de pintura'. Sua filha faleceu antes dela, em 1966. Tarsila faleceu em janeiro de 1973.
tracking img