Conecimentos da tricologia no trabalho do profissional cabeleireiro

2018 palavras 9 páginas
PRINCIPAIS AFECÇÕES DOS CABELOS

As principais situações que afetam a saúde dos cabelos, tanto na haste como no folículo estão sempre associadas a fatores genéticos, hormonais, higiênicos e alimentação. É importante que o cabeleireiro saiba identificar essas situações, porque algumas delas impedem a execução de certos tratamentos químicos ou cosméticos. O cabeleireiro também pode orientar o cliente a ir ao dermatologista, que é o profissional capacitado para confirmar e tratar o problema.

* Defeito na fibra
As dermatoses foliculares e hipertricoses são alterações morfológicas ou estruturais dos pelos que podem ser hereditárias, congênitas ou adquiridas. Na maioria das vezes seu tratamento é difícil. Segue abaixo os principais defeitos da fibra capilar e suas características/sintomas mais notáveis.

* Triconodose – caracterizado pela torção dos cabelos que formam nos como conseqüência de procedimento cosméticos ou atrito. É mais comum em cabelos curtos e crespos. * Tricoptilose – também é um quadro comum em que os cabelos se apresentam frágeis e bifurcados, resultado do desgastes da cutícula. Popularmente conhecido como pontas duplas. * Tricoclasia – é fratura transversal comum da haste do pelo parcialmente imobilizada pela cutícula intacta A cutícula o córtex e o conteúdo de enxofre são anormais. * Moniletrix – é uma situação rara e hereditária na qual a haste do cabelo apresenta-se com um aspecto de contas. * Tricorrexe nodosa – trata-se de uma resposta do cabelos a um trauma sol, mar, pente, xampu, escovas, etc. É caracterizado por pontos espessados ou enfraquecidos (nodos), que faz com que os fios se separem com facilidade. Pode ser proximal, distal ou focal. * Pili torti – a haste do cabelo se retorsse sobre o próximo eixo. É uma afecção congênita, caracterizada por deixar os cabelos secos e quebradiços sobre tudo próximo ao couro cabeludo. * Hipertricose – caracterizada pelo crescimento

Relacionados