Condutividade eletrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (880 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Condutibilidade elétrica

QUÍMICA GERAL E EXPERIMENTAL I: PRÁTICA Nº 3: CONDUTIBILIDADE ELÉTRICA
VITÓRIA 2011

1 INTRODUÇÃO 2
2 OBJETIVO 3
3 MATERIAIS E REAGENTES 4
4 PROCEDIMENTO 55 RESULTADOS 6
6 DISCUSSÃO 7
7 CONCLUSÃO 9
1 INTRODUÇÃO
A teoria de Arrhenius é muito importante para entender a condutividade elétrica, pois diz que quando uma substância dissolve-se em água,vai-se dividindo em partículas cada vez menores. Em alguns casos, essa divisão para nas moléculas e a solução não conduz a corrente elétrica. Em outros casos, a divisão vai além de moléculas; estasse dividem em partículas ainda menores, com carga elétrica, denominadas íons. Nestes casos, a solução conduz a corrente elétrica.
A corrente elétrica é usada para especificar o caráter elétrico de ummaterial. Ela é inversamente proporcional à resistividade e é indicativa da facilidade com a qual um material é capaz de conduzir uma corrente elétrica.
Porém, uma solução para conduzir correnteelétrica necessita de íons, que é uma espécie química eletricamente carregada. Íons carregados negativamente são conhecidos como ânions e os carregados positivamente são os cátions. Existem algumasformas de obter íons, e duas delas são: dissociação iônica e ionização. A dissociação iônica geralmente ocorre em sais e bases, os íons já existem, o que ocorre é a separação deles. Um exemplo é o NaCl,que quando separados formam íons Na+ e Cl-. Já a ionização ocorre quando uma molécula que não possuía originalmente íons passa a tê-los. Um exemplo é quando um ácido é colocado em um solvente, entãoacaba sendo atacado e por isso forma íons.
Na indústria de bebidas, é usado o conceito de corrente elétrica para verificar se há micro furos, caso exista, a embalagem com a bebida não pode ser vendida,pois, pode haver mudanças nas características do produto.
2 OBJETIVOS
• Testar a condutividade elétrica de algumas soluções caseiras; • Classificar em eletrolíticas e não eletrolíticas.
3...
tracking img