Condicionamento paviloviano

Páginas: 11 (2638 palavras) Publicado: 2 de abril de 2013
CAPÍTULO II – CONDICIONAMENTO PAVLOVIANO
Ivan Petrovich Pavlov (1849) estudou reflexos biologicamente estabelecidos, assim como os processos pelos quais novos estímulos se associam a estes reflexos. Também chamado de condicionamento clássico e condicionamento respondente, o tipo de aprendizagem que Pavlov descobriu afeta quase todos os reflexos, incluindo salivação, piscar, resposta sexual,respostas emocionais e sintomas psicossomáticos. Resumindo, o condicionamento Pavloviano acontece quando um estímulo neutro é emparelhado com um reflexo e eventualmente se torna capaz de eliciar respostas reflexas.
Segundo BALDWIN J. D. & BALDWIN J. L. (1987), um reflexo consiste de uma sequência estímulo-resposta, na qual o estímulo (S) elicia uma resposta (R). Podemos definir o reflexo por: S ->R.
Uma pancada no joelho inicia uma flexão da perna. Um alimento ruim no estômago elicia contrações estomacais e vômitos. Tocar a genitália elicia resposta sexual e assim em diante.
O tipo mais básico de reflexo, chamado de reflexo incondicionado, são os reflexos biologicamente estabelecidos, ou inatos. Nos reflexos incondicionados, apenas um estímulo biologicamente determinado pode eliciar aresposta reflexa. Este estímulo é chamado de estímulo incondicionado para indicar que não é necessário nenhum tipo de condicionamento para que ele venha a eliciar a resposta reflexa, chamada neste caso de resposta incondicionada.
Outro tipo de reflexo estabelecido pelos estudos Pavlovianos é chamado de reflexo condicionado. No início do condicionamento, um estímulo neutro (NS) é emparelhado com umestímulo incondicionado (US) por uma ou mais vezes - por exemplo, uma sirene que toca quando um cão recebe comida. Durante o condicionamento, o estímulo neutro se torna um estímulo condicionado (CS) que elicia uma resposta condicionada (CR). Depois que se estabeleceu um reflexo condicionado, o estímulo condicionado pode eliciar a resposta condicionada mesmo na ausência do estímulo incondicionado -assim, depois de condicionado, o cão do nosso exemplo põe-se a salivar quando ouve a sirene, mesmo que não estejam presentes os estímulos incondicionados (comida).

(CONDICIONAMENTO PAVLOVIANO)
Antes do condicionamento Início do condicionamento Durante o condicionamento Após o condicionamento
1. Inato
2. Aprendido US -> UR US -> UR
-
-
NS US -> UR
-
-
CS -> CR CS -> CR
(FONTE: BALDWINJ.D. & BALDWIN J.L., 1987, p.37)

US – Estímulo incondicionado
UR – Resposta incondicionada
NS – Estímulo neutro
CS – Estímulo condicionado
CR – Resposta condicionada

2.1 Estímulos preditivos

Que estímulos têm mais probabilidade de tornar-se estímulos condicionados? Quando uma pessoa está num restaurante comendo o alimento gorduroso, que logo desencadeará o reflexo de enjôo,incontáveis estímulos presentes podem tornar-se associados com este reflexo. Entre esses, estão os sons da música ambiente, a visão do garçom e das outras pessoas, tópicos de conversação e o gosto do alimento gorduroso. Qual destes estímulos tem mais probabilidade de tornar-se associado com o reflexo de enjôo? Os estímulos que são mais fortemente correlacionados com um US têm mais probabilidade detornarem-se CS’s.
Apesar das pessoas serem sensíveis a correlações entre pistas preditivas e reflexos, elas não fazem sempre as associações corretas. Por exemplo: pacientes cancerosos que recebem quimioterapia algumas vezes desenvolvem aversões condicionadas por alimentos que comeram antes de ir para a terapia. Pacientes que comem sorvete antes de sua quimioterapia podem desenvolver uma aversão a sorvete,e aprendem a evitar comer sorvete, depois de um único emparelhamento com o enjôo. Apesar do alimento ser correlacionado algumas vezes com o enjôo, neste caso a associação é incorreta.

2.2 Condicionamento normal

A maior parte do condicionamento Pavloviano não acontece rapidamente. Na maior parte dos casos, um estímulo neutro deve ser emparelhado com um estímulo incondicionado em diversas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Condicionamento
  • Condicionamento
  • condicionamento
  • condicionamento
  • condicionamento
  • Condicionamento
  • Condicionamento
  • condicionamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!