Concretos especiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1339 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 28 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FAG – FACULDADE ASSIS GURGACZ
MARINA RÖSE



Tecnologia de Concreto
Concreto reforçado com Fibras
Concreto Pesado para Blindagem de Radiação

Trabalho de Tecnologia de Concreto – Apresentado ao curso de MBA Gerenciamento e Execução de Obras, Faculdade Assis Gurgacz de Cascavel, PR.

Profº.: Marcelle V Su de Oliveira

CASCAVEL

2012
Concreto Reforçado com Fibras
O concretoreforçado com fibras é a união de um concreto convencional (cimento, areia, brita) com adição de fibras. Este concreto tem uma vasta aplicação na construção civil como, Concretos Projetados, Pisos Industriais, Piscinas, Reservatórios, Pontes, Canais, Pavimentos Rígidos, bem como aplicações consagradas como as telhas de fibrocimento, painéis de vedação vertical e placas de plásticos reforçados comfibras de vidro.
As fibras utilizadas para a confecção desses concretos podem ser sintéticas e orgânicas (polipropileno ou carbono), sintéticas e inorgânicas (aço ou vidro), naturais e orgânicas (celulose) ou naturais e inorgânicas (asbesto ou amianto). Podem ser também de aço (classificadas como fibras de alto módulo) ao concreto inibe e dificulta a propagação das fissuras, devido ao seu altomódulo de deformação, resultando em uma grande capacidade de redistribuição de esforços e controle de fissuração do concreto, mesmo em dosagens baixas.
 A fibra serve como ponte de transferência de tensões pelas fissuras, minimizando a concentração de tensões nas extremidades das mesmas, diminuindo a propagação dessas fissuras geradas pela retração plástica do concreto, o mesmo passa a serpseudo-dúctil, ou seja, apresenta certa capacidade portante pós-fissuração. Além da minimização das fissuras, as fibras de destacam por apresentarem concretos menos permeáveis, com maior resistência à tração e a compressão.
A adição de fibras ao concreto não altera o Módulo de Ruptura, porém há mudanças nas características quanto à deformação após a primeira fissura. Estudos definem que a fibra aplicada noconcreto deve ter comprimento igual e ou superior ao dobro da dimensão máxima característica do agregado, assim o alinhamento das fibras em relação a fissura é facilitado, facilitando e permitindo que as mesmas atuem com mais eficiência na transferência de tensões nas fissuras.
 A adição fibras de aço geralmente é realizada, na central de concreto, através do espalhamento do material na esteirade agregados (subida simultânea de agregados e fibras). Apesar de possível a adição das fibras na obra, é sempre preferível a adição na central de concreto, permitindo uma mistura por um tempo prolongado durante o percurso do caminhão até a obra. O espalhamento das fibras deve ser feito de forma cuidadosa, para que não ser formem aglomerações de fibras com agregado mais fino e cimento. Essasaglomerações podem entupir tubulações da bomba de concreto, ou dos mangotes de projeção e são praticamente impossíveis de se desmanchares.
Para que os empolamentos se minimizem o fornecimento de fibras por muitas vezes é feito em formato de pentes que se separam homogeneamente após a mistura com a água de amassamento, também existe o fornecimento de fibras através de embalagens hidosoluveis que podemser adicionadas diretamente no caminhão-betoneira com o concreto já pré-misturado. É importante salientar que se os equipamentos de mistura estão atuando em condições adequadas, proporcionando a correta homogeneidade ao concreto sem fibras, certamente conduzirão a uma mistura com qualidade (uniformidade) do concreto com fibras.
Outro problema comum no concreto reforçado com fibras é oafloramento das mesmas, causando apenas uma situação antiestética, tendo em vista que as fibras que apontam na superfície são incapazes de produzir perfuração de pneus e a corrosão desta é incapaz de conduzir o destacamento da argamassa de cobrimento, pelo reduzido diâmetro das fibras, produzindo apenas pequenos pontos de ferrugem na superfície do piso ou pavimento.
 Por fim possibilidade de...
tracking img