Concorrencia schumpeteriana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Segundo Schumpeter, a economia evolui graças a um processo ininterrupto de introdução e difusão de inovações. Assim, a concorrência é a interação entre firmas visando o lucro. Nesse processo, éenfatizada a diversidade estratégica e tecnológica como importantes para a análise deste tipo de concorrência. Diferentemente da teoria clássica, a busca por lucros não leva ao equilíbrio entre as taxas deretorno; e a concorrência se aproxima da geração de monopólios.
O diferencial da teoria schumpeteriana sobre concorrência é o contraste com a visão estática da Teoria Econômica Neoclássica. Aeconomia capitalista é vista como um processo evolutivo gerado por fatores endógenos ao sistema econômico. As inovações aparecem com a procura do lucro por parte das firmas em competição.
Inovações quealteram o estado de equilíbrio podem ser: a introdução de um novo bem no mercado, a descoberta de um novo método de produção ou de comercialização de mercadorias; a conquista de novas fontes dematérias-primas, ou mesmo a alteração da estrutura de mercado vigente, como a quebra de um monopólio. A introdução de uma inovação no sistema econômico é chamada por Schumpeter de “ato empreendedor”, realizadapelo “empresário empreendedor”, buscando o lucro, que é o motor de toda a atividade econômica.
As firmas, atuando em ambiente competitivo, não devem apenas basear suas estratégias empresariais navariável preço. Na concorrência schumpeteriana, as firmas buscam permanentemente a diferenciação por meio de estratégias deliberadas, visando a obtenção de vantagens competitivas que proporcionemlucros de monopólio, mesmo que temporários.
No contexto capitalista, o processo natural com o qual as empresas convivem é o de destruição criativa. Este processo promove as empresas inovadoras, querespondem às novas solicitações do mercado, e fecha as empresas que não acompanham as mudanças. Ao mesmo tempo, orienta os agentes econômicos para as novas tecnologias e novos negócios. De acordo com...
tracking img