Concreto permeavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCRETO PERMEÁVEL

O concreto permeável segundo a Associação Brasileira de Empresas de Serviços de Concretagem (ABESC) é uma forma alternativa de resolver problemas tipicamente urbanos.Aquaplanagens, enxurradas e enchentes são problemas que podem ser resolvidos com a utilização desse tipo de pavimento. Além do mais esse concreto permite que a água das chuvas se infiltre nos aquíferossubterrâneos, de maneira que o fluxo de água pluvial superficial diminua proporcionalmente ao aumento do fluxo da água pluvial subterrânea favorecendo a segurança da população urbana e a preservação do meioambiente. Ele pode ser usado como via para pedestres, estacionamento, ciclovia e piso de quadras poliesportivas, e outros.
A diferença entre o concreto permeável e o concreto comum é basicamente o altoíndice de vazios no primeiro. Ele é feito de cimento Portland, e a quantidade de água, areia, aditivos e agregado graúdo vai variar de acordo com a resistência que se quer obter. Contudo a areiadeve ser grossa, a água em pouca quantidade, e os agregados miúdos podem estar contidos em pouca quantidade ou não haver nenhum. Essa combinação de componentes cria um concreto cujas dimensões dosvazios variam de 2 a 8 milímetros, a quantidade pode variar entre 18 e 35% de vazios, e a resistência à compressão entre 2,5 e 28 Mpa.

Devido a essa porosidade, a água da chuva se infiltra no concretoatingindo as camadas inferiores do solo, mantendo os reservatórios subterrâneos vivos, facilitando o fluxo, e permitindo que o ciclo da água ocorra da forma mais natural possível, com permeabilidadee sem o bloqueio dos concretos comuns. Além disso, evita que as enchentes aconteçam e carreguem poluição para o rio ou causem erosão nas suas margens, e ainda zela pela segurança dos cidadãos eprincipalmente dos que vivem em regiões de baixada ou próximos às margens de lagos e rios. Quanto à economia, podemos deixar de usar os reservatórios de drenagem (piscinões, lagos, etc...), bombas, entre...
tracking img