Concretinho

4127 palavras 17 páginas
O concreto é um material de construção constituído por uma mistura de aglomerante comum ou mais materiais inertes e água. Quando recém misturado, deve oferecer condições tais de plasticidade , que facilitem as operações de manuseio indispensáveis ao lançamento nas formas, adquirindo com o tempo, pelas reações que então se processarem entre aglomerados e água, coesão e resistência. Os materiais componentes são: cimento, agregado miúdo, agregado graúdo e água. Modernamente tem-se algum outro constituinte destinado a melhorar ou conferir propriedades especiais ao conjunto, tais como impermeabilidade da massa, diminuição do calor de hidratação, aumento da durabilidade, maior plasticidade quando fresco, rápido aumento da resistência quando endurecido, etc. São os chamados aditivos, que dão origem aos concretos tratados. Produto fabricado pelo próprio engenheiro, muitas vezes no canteiro do serviço, e devendo apresentar características e propriedades compatíveis com o fim a que se destina, dentro dos limites econômicos de cada obra, exige o concreto de seu executor, um perfeito conhecimento das propriedades e qualidades dos materiais constituintes e proporcionamento destes, bem como da técnica de seu preparo e uso.
O ponto de destaque no preparo do concreto é o cuidado que se deve ter com a qualidade e a quantidade da água utilizada, pois ela é a responsável por ativar a reação química que transforma o cimento em uma pasta aglomerante. Se sua quantidade for muito pequena, a reação não ocorrerá por completo e se for superior a ideal, a resistência diminuirá em função dos poros que ocorrerão quando este excesso evaporar.
A relação entre o peso da água e do cimento utilizados na dosagem, é chamada de fator água/cimento (a/c).
O concreto deve ter uma boa distribuição granulométrica a fim de preencher todos os vazios, pois a porosidade por sua vez tem influência na permeabilidade e na resistência das estruturas de concreto.

TIPOS DE CONCRETO

Concreto

Relacionados