Concorrencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (608 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nos sistemas monoprogramáveis todos os recursos ficavam a disposição e uma única tarefa deixando o processador por muito tempo ocioso, já nos multiprogramáveis com o compartilhamento dos recursosentre diversos usuários e tarefas diminuiu drasticamente o tempo de ociosidade do processador tornando a capacidade do hardware realmente utilizável, e é nos multiprogramáveis que ocorre um evento que échamado de interrupção.
A interrupção é um evento de parada de um processo em execução para atender a uma outra tarefa, a tarefa em execução é salva para que o processamento possa voltar do ponto depara sem a necessidade de recomeçar todo processamento da mesma, normalmente uma interrupção é gerada por um evento externo como por exemplo o click o mouse ou uma tecla pressionada no teclado
Osurgimento do controlador permitiu ao processador agir de maneira independente dos dispositivos de E/S. Com esse novo elemento, o processador não mais se comunicava diretamente com os periféricos, massim através do controlador. Isso simplificou as instruções de e/s, por não ser mais preciso dar detalhes dos periféricos, tarefa agora realizada pelo controlador.
No e/s com polling após escrever umdado no registrador de dados, o processador lê o registrador de estado e testa o done bit, para verificar se o mesmo já foi escrito no setor do disco. Este testado bit de estado é chamado polling. Oprocessador continua realizando o polling até encontrar o done bit ativado, A principal vantagem da e/s com polling é a sua simplicidade. No entanto, esta técnica possui a desvantagem de que oprocessador fica dedicado à operação de e/s. Isto pode utilizar o processador de forma não eficiente.
Já na e/s com DMA (Direct Memory Access) a transferência de cada dado envolve apenas uma leitura dememória e uma escrita de interface de e/s, realizadas pelo próprio controlador de DMA. A e/s com DMA efetivamente elimina o tempo de latência associado a cada dado transferido, que existe na e/s com...
tracking img