Familiiia !

353 palavras 2 páginas
TOSSE DOS CANIS
Trata-se de um vírus que causa a tosse canina. È mais grave quando ataca filhotes. È uma doença do trato respiratório superior, geralmente suave ou subclínica, e pode se tornar severa se ocorrer infecção simultânea com outros patógenos respiratórios. Esta virose, também conhecida como Tosse dos Canis, recebe o nome de Parainfluenza, por ser transmitido pelo vírus parainfluenza canina a animais de qualquer idade.
TRANSMISSÃO
A transmissão ocorre por aerossóis, ou seja, gotas eliminadas na tosse e espirro de animais contaminados. Assim animais sadios em contato com animais doentes podem desenvolver a doença. É daí que surge a denominação tosse dos canis, pois a doença torna-se comum onde cães são confinados juntos como canis, lojas de animais etc.
DIAGNOSTICO
O diagnostico da doença pode ser feito por meio de exames clínicos e laboratoriais. O diagnóstico da doença é feito através da observação da sintomatologia clínica e do histórico de algum antecedente de exposição a outros cães doentes. Os hemogramas e as citologias revelam achados inespecíficos. A cultura da bactéria não é relevante, pois a B. bronchiséptica pode estar presente nas vias aéreas de animais que são portadores assintomáticos da doença. A radiografia torácica é importante no caso da forma mais grave da doença que pode evoluir para uma broncopneumonia secundária.
TRATAMENTO
No caso da forma mais branda da doença, esta é auto-limitante em 7 a 14 dias, e cães com sinais suaves não exigem terapia específica. Em casos mais graves com o envolvimento do trato respiratório inferior o tratamento é feito através da administração de antibióticos diretamente no trato respiratório, seja por nebulização, seja por injeção intratraqueal para eliminação da B. bronchiséptica da área traqueobrônquica. Quando os sintomas indicam pneumonia e enfermidade sistêmica, a antibioticoterapia deve ser iniciada através de antibióticos de amplo espectro, e alterada conforme a necessidade, quando resultados

Relacionados