Pequeno resumo cap 3

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (929 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Para entender os pensamentos de Thomas Hobbes, é preciso lembrar o que ele diz sobre o estado de natureza.
Por se tratar de um contratualista, Hobbes acreditava que a origem do Estado e/ou dasociedade está basicamente em um contrato de convívio social e subordinação política, do qual seria firmado por homens que viviam sem poder e sem organização.
Entre os séculos XIX e XX os contratualistasforam muito contestados. Um exemplo disso foi no sec XIX quando Sir Henry Maine critiou-os asperamente, já que acreditava ser impossível selvagens que nunca tiveram contato social, serem capazes deter uma noção juridica tão abstrata quanto a de um contrato. Mayne acreditava que o contrato só é possível quando há noções que nascem de uma longa experiencia da vida em sociedade.
A mesma estranhezasentida por Maine, pode facilmente ser sentida por um homem do séc XX quando lê os contratulistas.
A crítica veio devido a afirmação de que homens selvagens seriam capazes de dominar uma noçãojurídica, porém os homens naturais de Hobbes não eram homens selvagens, mas sim os mesmos que vivem na sociedade, pois estes não se transformam, não mudam.
A natureza fez todos os homens iguais.
Quanto ásfaculdades do corpo e do espírito, não há diferenças suficientemente para os tornarem diferentes. Uns podem ter um corpo físico mais forte do que o outro, porém nada impede que o que seja mais fraco nãopossa fazer as mesmas coisas que o mais forte. Independente do meio, as tarefas podem ser cumpridas por todos, altos e magros, fortes e fracos, constatando ainda mais a igualdade entre eles.
Afaculdade de espírito,( colocando de lado, as artes que dependem das palavras e a ciencia, pois não são faculdades nativas, das quais nascemos sabendo ou seja, que nao podem ser conseguidas, diferente daprudência), notamos uma igualdade ainda maior do que a igualdade de força. A prudência é uma experiência que todos os homens adquirem conforme o tempo, a experiência naquilo que se dedicam.
Um fato...
tracking img